Ícone do site Jornal da Chapada

Programa Mais Futuro dá oportunidade para mais 165 jovens

Governador Rui Costa participa da solenidade de início de nova turma do programa Mais Futuro Foto: Carol Garcia/GOVBA

foto1
Governador Rui Costa participa da solenidade de início de nova turma do programa Mais Futuro | FOTO: Carol Garcia/GOVBA |

O primeiro emprego é uma oportunidade para mais 165 jovens que participam da aula inaugural do Programa Mais Futuro, na manhã desta segunda-feira (25), no auditório da Secretaria da Infraestrutura, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. Em sete anos, o programa realizado pelas Voluntárias Sociais da Bahia, em parceria com a Secretaria da Administração do Estado, já capacitou cerca de 2,5 mil jovens. Presente no evento, o governador Rui Costa afirmou que o programa é só um passo na vida desses jovens, que vão trabalhar nas unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

“É preciso aproveitar e extrair o máximo dessa primeira oportunidade. O aprender é cumulativo e por isso é preciso cuidar da educação desde a infância”. Para Rui, no trabalho é a mesma coisa. “Se você for acumulando aprendizado desde o primeiro emprego, tudo vai ficando mais fácil. Na próxima entrevista de emprego, por exemplo, o entrevistador já vai perceber a experiência que vocês já têm. As empresas avaliam não somente o currículo, mas também a capacidade de ser proativo, de resolver problemas, ou seja, a vontade de trabalhar”.

A diretora de Formação para o Trabalho das Voluntárias Sociais, Leila Colangeli, informou que os jovens passaram por um processo de seleção. “Eles são convocados por ordem de classificação, passam pela capacitação teórica e são encaminhados para um órgão do Estado. Estes vão receber mais de 800 horas de capacitação teórica nas Voluntárias e mais de mil horas de prática no SAC. Eles terão ainda carteira assinada, salário mínimo com vales transporte e alimentação e saem com certificado”.

Novos programas
“Este programa é tão vitorioso que estamos usando-o para formatar um novo, que deve ser lançado em julho”, informou Rui. Segundo ele, serão enviados para a Assembleia Legislativa os projetos dos programas Primeiro Emprego e Primeiro Estágio. “São iniciativas para estimular os setores público e privado a contratar os jovens, tanto para um estágio de seis meses, como para a primeira oportunidade de emprego. No caso do Estado, nós vamos ofertar cerca de nove mil vagas em todas as áreas do Estado – Saúde, Educação, Infraestrutura”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas