Mais de dois mil estudantes do Centro de Educação Profissional Piemonte do Paraguaçu I, no município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, exaltam a cultura nordestina nesta semana que antecede o São João. A unidade de ensino realiza, até esta quinta-feira (18), a I Mostra das Linguagens Artísticas na Cultura Caipira.
O evento reúne mostras temáticas, desfiles, apresentação de quadrilhas, sanfoneiro e estandes, além de iniciar os estudantes em projetos de arte e cultura da Secretaria da Educação do Estado, como o Festival Anual da Canção Estudantil (Face).
Aberta à comunidade, a mostra é resultado do trabalho interdisciplinar na área de linguagens. “Acredito que não existe cultura caipira sem linguagens artísticas. Por isso destacamos as artes visuais, a dança, a música e a literatura em sala de aula”, afirma a professora do centro e coordenadora do projeto, Marinalva Mascarenhas.
Para Raiane Neves, 17 anos, aluna do curso Técnico em Enfermagem, a mostra acrescenta na formação e ajuda na integração. “Apresentei um trabalho sobre literatura de cordel. Acho muito interessante saber mais [da] cultura da nossa região, com diversificada programação, que é importante também para integrar colegas de diversas turmas”.