• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

Val Macambira celebra a cultura nordestina no Pelourinho

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
28 junho 2015 - 17h30
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal
0

São João do Pelourinho 2015

val
| FOTO: Amanda Oliveira/GOVBA |

Baião, xote, galope e pé-de-serra deram o tom da noite deste sábado (27) no Pelourinho. O músico Val Macambira comandou a programação do São João da Bahia no Largo Pedro Archanjo, em uma celebração à cultura nordestina. Além do repertório autoral, o público dançou ao som de composições de Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Gilberto Gil, Gordurinha e Gonzaguinha, no show Made in Brasil.

“O São João é a festa da colheita do milho, do plantio da cana e da mandioca. Tudo isso é comemorado com essas músicas, que lembram que esta é uma festa popular, da cultura que está na alma do povo. Assim, a música regional se transforma em universal. Ela não tem fronteiras”, afirmou o forrozeiro, que se apresentou pelo oitavo ano no ciclo junino do Pelô. Ele também animou o Terreiro de Jesus na última segunda (22).

“Vieram crianças, avós, famílias inteiras, com pessoas de todas as idades. As famílias vêm de casa para apoiar a música popular aqui no Centro Histórico”, destacou Val Macambira, que defendeu a maior presença de mulheres forrozeiras e de artistas iniciantes nos palcos, como forma de renovação do ritmo. No Largo Quincas Berro D’Água, a festa deste sábado foi comandada pela banda Coração Forrozeiro.

foto2
| FOTO: Amanda Oliveira/GOVBA |

A programação do Pelourinho inclui trios nordestinos e grupos de forró pé-de-serra, com atrações dos credenciados do Ciclo Junino da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e shows apoiados pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI). Todas as atrações dos festejos juninos do Pelourinho são gratuitas.

A festa junina continua
Para forrozear neste domingo (28), as opções são os shows de Forró Laska Coco e de Jaqueline Damasceno, ambos às 17h, nos Largos Tereza Batista e Quincas Berro D’Água, respectivamente. Na segunda (29) é dia de festejar São Pedro e encerrar o Ciclo de Festejos Juninos do Pelô. No Largo Pedro Archanjo, às 20h, tem o forró da Banda Marana. No Largo Quincas Berro D’Água, também às 20h, a festa fica por conta da banda Ceguera de dá Nó. E o forrozeiro Bruninho do Acordeon agita a noite de encerramento no Largo Tereza Batista, no mesmo horário.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Vereador de Salvador reafirma apoio e relembra ações em prol da comunidade LGBT

Próximo Post

Termina nesta segunda o prazo para sorteados pagarem ingressos dos Jogos Olímpicos 2016

Próximo Post

Termina nesta segunda o prazo para sorteados pagarem ingressos dos Jogos Olímpicos 2016

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.