• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

Reduzir a maioridade penal é um trágico retrocesso e não resolverá o problema da violência, diz Bira Corôa

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
30 junho 2015 - 17h10
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal
0
bira
O parlamentar afirma que a redução da maioridade penal não reduzirá os números e índices de violência | FOTO: Reprodução |

Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (30), o deputado estadual Bira Corôa (PT) reforçou seu posicionamento contrário a redução da maioridade penal para 16 anos, decisão a qual define como retrocesso. O parlamentar foi claro ao afirmar que a redução da maioridade penal não reduzirá os números e índices de violência, e utilizou como exemplo países como Espanha e Alemanha, os quais voltaram atrás da decisão. Pesquisas revelam que, do total de crimes violentos cometidos no Brasil, menos de 3% tem autoria de adolescentes. “A violência não será solucionada com a culpabilização e punição, mas pela ação da sociedade e governos nas instâncias psíquicas, sociais, políticas e econômicas que as reproduzem. Agir punindo e sem se preocupar em discutir quais os reais motivos que reproduzem e mantém a violência, só gera mais violência”, disse.

Ao falar sobre a violência, o parlamentar pontuou que, no Brasil, os jovens negros são os que mais morrem, são as principais vítimas e serão também eles que mais sofrerão com a possível aprovação da PEC 171/93: “Estima-se que no Brasil cerca de 50 mil jovens são assassinados por ano, destes 77% são negros. Homens negros são 18,4% mais encarcerados e 30,5% mais vítimas de homicídio no Brasil, reduzir a idade penal aprofunda desigualdades e torna a juventude negra ainda mais vulnerável as consequências do racismo e política de privação de liberdade promovida pela indústria do cárcere”.

Vale lembrar que a legislação em vigor na Brasil já responsabiliza toda pessoa acima de 12 anos por atos infrancionais. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a criança e o adolescente em situação de conflito com a lei deve passar por medidas socioeducativas, como advertência, obrigação de reparar ao dano, prestação de serviço à comunidade, liberdade assistida, semiliberdade e internação. A medida é aplicada segundo a gravidade da infração. “O ingresso precoce de adolescentes e jovens no sistema carcerário só aumentará o número de bandidos. O pois índice de reincidência do atual processo carcerário é de 70%. Não podemos abrir mão da juventude brasileira”, declarou com ênfase o deputado.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Brasil: Justiça determina que União forneça medicamento à base de canabidiol

Próximo Post

Michel Temer defende mudança do ECA para aumentar internação de adolescente infrator

Próximo Post

Michel Temer defende mudança do ECA para aumentar internação de adolescente infrator

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.