AssessoriaCidadesCuriosidadesEditorialMenu Principal

Criatividade: o combustível para a diversão das crianças

foto1
Dicas para brincar nas férias de julho gastando pouco | FOTO: Reprodução/Revista Veja |

No mês de julho, muitos pais ficam de cabelos em pé sem saber o que fazer para distrair as crianças. E como as coisas estão mais caras por conta da crise econômica, sobra muito pouco para viajar em família. A falta de dinheiro, no entanto, não impede de oferecer aos filhos férias inesquecíveis. Segundo Monica Radspieler, pedagoga e diretora da Creche-Escola Ativa-Idade, o ideal, nessa época, é usar muita criatividade para criar um gostinho de colônia de férias. Mesmo com o bolso vazio, os pais podem levar essa experiência para dentro de suas casas. “As crianças adoram brincadeiras de faz de conta, que usam e abusam de sua imaginação”.

“Com uma caixa de papelão grande e tinta, por exemplo, podemos fazer um avião e embarcar numa viagem para o lugar favorito da criança”, ressalta. A pedagoga alerta para a importância de tirar os filhos da frente dos eletrônicos e resgatar as boas brincadeiras, as quais a inventividade é a grande protagonista. Com materiais improvisados e uma ideia na cabeça, várias atividades são possíveis. “Além de ser divertida, também intensifica os laços familiares e estimula diversas habilidades das crianças”.

A especialista relacionou algumas das brincadeiras que são realizadas na colônia de férias da Creche-Escola e que podem ser feitas em casa:

1) Minha cidade
A grande e maior regra é se divertir e colocar para fora toda a imaginação. O objetivo é se tornar um grande engenheiro e arquiteto para construir a cidade dos sonhos. Porém, ao invés de usar cimento e tijolo, os materiais são fitas coloridas, cartolina e canetinhas de cores variadas.

2) Acampamento
Quem disse que não é possível acampar em casa? A bagunça rola solta. Mas essa experiência com certeza renderá uma noite com muitas gargalhadas.

3) Missão impossível
Essa é para trabalhar bastante as habilidades psicomotoras de maneira bem divertida. Usando apenas fios bem amarrados numa parede de corredor, por exemplo, você pode simular obstáculos dignos de uma missão impossível com as crianças.

4) Sumô de travesseiro
Nessa você pode usar de tudo: almofada, travesseiro, entre outras coisas fofinhas em casa. Coloque tudo debaixo da blusa e entre no tatame com toda a família! Ainda é possível fazer uma competição e definir o vencedor do dia.

5) Pingue-pongue gigante
Essa é uma das mais fáceis e baratas. Pegue dois pratos de papel, um palito de picolé e uma bexiga. Garantia de horas de diversão gastando muito pouco. O melhor de tudo é que não importa para onde a bola será jogada, dificilmente irá quebrar algo.

Site: http://www.ativaidade.com.br/

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios