Pular para a barra de ferramentas
CidadesCulturaCuriosidadesMenu Principal

Chapada: Lençóis entre as oito cidades mais charmosas do país; confira lista e fotos

foto2
A cidade de Lençóis é a segunda na lista divulgada por site de turismo | FOTO: Divulgação/Skyscanner |

O Skyscanner, um site de busca na área do turismo (passagens aéreas, hospedagem e locação de veículos), classificou as oito cidades mais charmosas para se visitar no Brasil. Esses destinos foram escolhidos segundo os critérios paisagens naturais, cenários históricos e arquitetura, que tornam esses lugarejos encantadores. A cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, aparece em segundo lugar desta lista. Vamos conferir quais são as outras localidades e o que elas têm de tão especial.

foto8
Olinda | FOTO: Divulgação/Skyscanner |

1º: Olinda-PE
Olinda fascina os visitantes com suas ruas cercadas por casarões antigos, igrejas centenárias e as ladeiras que são convites para longas caminhadas. Os espaços culturais se aliam aos estabelecimentos gastronômicos para criar um roteiro imperdível, que pode facilmente ocupar toda a estadia do viajante, que não vai se cansar nunca de descobrir suas maravilhas. Ao observar o contraste entre o colorido dos conjuntos arquitetônicos reformados e o verde da mata, fica mais fácil entender a origem do nome que já diz tudo sobre a cidade.

foto555
Lençóis | FOTO: Louise Pita |

2º: Lençóis-BA
A principal porta de entrada para a Chapada Diamantina, um refúgio natural que está entre os mais mágicos e impressionantes do país, a cidade de Lençóis esbanja charme e carisma com suas casinhas coloniais e com o estilo de vida interiorano. É ali que ficam também os hotéis e as pousadas que acomodam os aventureiros, dispostos a desbravar o Parque Nacional da Chapada Diamantina (Parna) para descobrir suas maiores preciosidades. Os roteiros de aventura convidam os visitantes a explorarem suas belezas naturais.O lugar na época da colonização era conhecido como Capital do Diamante e desde 1973 é considerado Patrimônio Histórico Nacional, e dá um toque todo especial às possibilidades que aguardam o viajante que tem como destino a Chapada Diamantina.

foto1
Pirenópolis | FOTO: Pousada Tajupa |

3º: Pirenópolis-GO
Outro reduto para os apaixonados por natureza, graças à localização privilegiada, próxima a cachoeiras, rios e áreas cobertas por mata fechada, esta pequena cidade no interior de Goiás é um charme só. Também tombada como Patrimônio Histórico Nacional, preserva até hoje o clima bucólico e construções que revelam, todos os dias, detalhes do passado. No seu centro histórico, há casarões construídos ainda no século 18, bem como igrejas, museus e outros espaços culturais que proporcionam verdadeiras viagens no tempo.

foto6
Ouro Preto | FOTO: Divulgação/Skyscanner |

4º: Ouro Preto-MG
Uma das principais cidades históricas de Minas Gerais, exerce um fascínio sem igual sobre os viajantes, que podem percorrer diferentes períodos visitando seus casarões e igrejas. Muitas das casas antigas hoje dão vida a espaços culturais e estabelecimentos gastronômicos, que complementam a experiência única que é conhecer a cidade. Seus cafés, livrarias, museus, galerias, restaurantes e os cenários naturais encontrados nos arredores são garantia de passeios incríveis, durante os quais será possível descobrir a magia do passado se encontrando com as novidades da vida moderna.

party
Paraty | FOTO: Divulgação/Skyscanner |

5º: Paraty-RJ
O título de Veneza Brasileira já diz muito sobre Paraty. Suas ruas ficam alagadas durante a temporada de chuva, lembrando assim os canais da cidade italiana. Mas não é apenas a semelhança com Veneza que faz de Paraty um lugar extremamente charmoso, e sim sua riqueza cultural e histórica, visível em toda a sua arquitetura e nas datas festivas que animam ainda mais a cidade. Ali, são realizados diferentes eventos, muitos relacionados à arte e outros ligados à religiosidade, marcada pela presença de dezenas de igrejas. E, para complementar tudo isso, há também a beleza indescritível de suas praias desertas e protegidas pelo verde da mata.

foto
Campos do Jordão | FOTO: Cristiano Tomaz |

6º: Campos do Jordão-SP
Campos do Jordão é o principal destino de inverno no Brasil e a procura pela cidade nesta época do ano tem diversas justificativas: a arquitetura inspirada nos Alpes Suíços, delícias gastronômicas como fondue, o vinho para acompanhar, as lareiras que ajudam a espantar o frio, e vários outros motivos que fazem desta cidade no interior de São Paulo uma das mais charmosas do país.

morrentes
Morretes | FOTO: PMPR |

7º: Morretes-PR
A menos de 70 km de Curitiba, fica a cidade histórica de Morretes. O acesso até lá pode ser feito de carro, mas o passeio de trem, que passa pela Estrada da Graciosa, é a melhor maneira de percorrer o caminho entre os dois destinos, já que a bordo da locomotiva será possível antecipar a sensação de volta ao passado, ainda mais intensa em Morretes. Ao lado das suas atrações históricas, o barreado, principal prato típico do Paraná, reina absoluto como parte imperdível do roteiro. O dia ali, portanto, pode ser aproveitado para visitar suas igrejas, praças e espaços culturais, e ser temperado pelo sabor inconfundível da receita.

foto
Canela | FOTO: Canela Fotos |

8º: Canela-RS
Na região serrana do Rio Grande do Sul, o que não faltam são cidades charmosas. Canela, porém, merece destaque por unir tudo o que a serra gaúcha tem de melhor: cartões postais famosos, cenários bucólicos, opções de lazer para toda a família, roteiros de aventura para os apaixonados pela natureza, espaços culturais que transmitem diferentes conhecimentos e a gastronomia de sabor único. E além de ser um destino completo, fica próximo de outros lugares igualmente imperdíveis, como Gramado, o que é um atrativo todo especial para quem está viajando de carro.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios