O Festival de Igatu, que acontecerá no final deste mês (27 a 29 de agosto), na Vila de Igatu, município de Andaraí, na Chapada Diamantina, também lançou campanha de consciência ambiental, para manter o trânsito tranquilo durante o evento. No conteúdo da campanha, há orientações como a de chegar cedo a Andaraí, para subir para a Vila ainda com o dia claro. Igatu está situada a 12km da sede, destes, 5km estão na BA-142, asfalto, e o restante, os 7km, será por estrada de pedras, até chegar à vila tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
“Ao arrumar as malas e mochilas, além da expectativa de viver dias inesquecíveis, ponha nelas a consciência que chegar a Igatu, para o Festival, é, acima de tudo, uma questão de trânsito. Precisamos evitar engarrafamentos e aborrecimentos”, conscientiza os organizadores. Na pequena Vila, não há condição de estacionar todos os carros. É preciso também evitar veículos circulando nas antigas ruas. De acordo com os organizadores, isso acaba resultando na perda do prazer de viver um pouco da tranquilidade, que é estar na cidade de Pedra. “Por esta razão, algumas regras precisaram ser estabelecidas, inclusive, juridicamente”.
O Jornal da Chapada apurou e descobriu que os organizadores do evento também informam que “o trânsito será interrompido a 500 metros da Vila. Na quinta, a partir das 17h, e na sexta e no sábado, às 16h. Após estes horários não será permitido circular na Vila, a não ser após o término dos shows, respeitando o fluxo e dispersão dos veículos na estrada”. “Não se assuste com o percurso que fará à pé. Nada mais justo que, na Chapada Diamantina, todos que cheguem a Igatu, cheguem passeando pelas trilhas de pedra, descobrindo a sensação de estarem em um verdadeiro patrimônio da humanidade”.
Confira abaixo a programação completa
Na Praça José Gomes – Espaço Acordes do Infinito
Quinta-feira Cultural – 27/08 (a partir das 20h)
Abertura Oficial
Apresentação “Um Encontro Sideral” do NUCA
Andaraí em Sarau Pop
Sexta-feira – 28/08 (a partir das 20h)
Margareth Menezes
Márcio Mello
Confraria da Música
Sábado – 29/08 (a partir das 20h)
14 BIS
Jorge Vercillio
Alex Cohen
No sábado, (29) haverá a apresentação da Camerata Opus Lumen, na Igreja São Sebastião, às 17h. Durante os três dias do Festival, acontecerão oficinas de Escalada, Prática de Boulder, de Capoeira e Mercado das Artes.
Jornal da Chapada
Leia também
Chapada: Festival de Jazz do Capão terá concertos de piano no circo; confira novidades
Chapada: Confira programação completa do Festival de Música de Igatu, em Andaraí
Chapada: Festival da Cachaça em Abaíra terá show de Paula Fernandes
Chapada: Festival de Jazz do Capão já tem programação completa; confira as atrações
Festival de Jazz do Capão une sustentabilidade e boa música no coração da Chapada Diamantina
Chapada: Vercillo, Márcio Mello e Confraria da Música são confirmados no Festival de Igatu
Chapada: Festival de Música de Igatu será entre 27 e 29 de agosto; programação na próxima semana
Chapada: 17º Festival de Inverno de Lençóis já tem data confirmada; programe-se