A estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), campus Jacobina, na Chapada Diamantina, Isadhora Ribeiro foi a única medalhista do ensino médio do município em categoria regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O prêmio, entregue pelos organizadores após um ano e oito meses da divulgação do resultado nacional de 2013, foi conquistado regionalmente na competição do mesmo ano. O professor do Ifba Ricardo Mesquita informa que a discente foi uma das cinco medalhistas de prata entre estudantes do ensino médio da região BA-06, que inclui cidades como Senhor do Bonfim, Paulo Afonso e Juazeiro. Os concorrentes da categoria não alcançaram medalhas de ouro.
Premiada nacionalmente com menção honrosa nas edições 2013 e 2014, Isadhora e outros 30 colegas já buscam uma boa colocação na edição 2015. As provas da segunda fase da competição serão aplicadas no próximo dia 12 de setembro, a partir das 14h30, no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, em Jacobina. Isadhora, que é monitora voluntária da disciplina desde que iniciou os estudos no IFBA, acredita que as participações nas diversas edições da Obmep ajudaram a melhorar seu desempenho em sala.
“Só soubemos agora dessa medalha, que é a primeira que ganho. Foi uma grande surpresa para todos nós. Quero continuar buscando colocações melhores”, destaca. A Obmep, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br .