Com o objetivo de captar investimentos estrangeiros para a produção de medicamentos na Bahia, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, participa entre os dias 9 a 11 de setembro do Global Bio & Medical Fórum 2015, na capital da Coreia do Sul. Promovido pela Agência Nacional de Comércio Exterior e Investimento da Coréia do Sul (Kotra), o evento reúne as principais indústrias farmacêuticas do mundo e é projetado para o desenvolvimento de relações comerciais.
Vilas-Boas será o único secretário de saúde do Brasil a participar do evento e apresentará as oportunidades de negócios com o Estado da Bahia nas áreas de equipamentos médico-hospitalares, medicamentos, diagnósticos e tecnologia da informação. “O estado compra anualmente cerca de R$ 500 milhões em remédios e a iniciativa de atrair laboratórios e indústrias farmacêuticas faz parte da estratégia de criar um polo farmoquímico na Bahia nos próximos anos”, afirma o secretário.
Neste contexto, a Bahiafarma, empresa ligada a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), é indutora desse processo. “Ao atuar com um portfólio diversificado, a Bahiafarma será facilitadora de mão de obra qualificada, laboratórios certificados e parcerias com outros laboratórios”, explica Vilas-Boas.