Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Exposição em homenagem ao garimpeiro Seu Cori segue até outubro em Lençóis

foto4
Exposição de Seu Cori na CACD/UEFS | FOTO: Divulgação |

Falecido no dia 24 de agosto de 2015, o famoso garimpeiro da Chapada Diamantina, Seu Cori, é homenageado em exposição no município de Lençóis. Aberta no dia 4 de setembro, última sexta-feira, a mostra ‘Garimpo, Garimpagem Garimpeiros, Mineiros. A Força da Identidade’ segue até 2 de outubro, no Campus Avançado da Chapada Diamantina da Universidade Estadual de Feira de Santana (CACD/Uefs). A homenagem póstuma ao Seu Cori, que ficou conhecido por suas participações em documentários sobre a história da Chapada Diamantina, tem a curadoria do professor Delmar Alves de Araújo.

Seu Cori faleceu em agosto de 2015, deixando um verdadeiro legado cultural do garimpo | FOTO: Reprodução/iBahia |

A exposição destaca os novos usos dos espaços com o foco na interpretação, significação cultural e na promoção de seus bens materiais e imateriais para formar uma consciência de valorização da memória histórica como conhecimento necessário aos moradores e turistas que visitam a Chapada Diamantina. O garimpeiro Seu Cori construiu um museu do garimpo em sua casa, o Rancho do Garimpeiro, que apresenta registros da memória histórica dos garimpos da região, patrimônio cultural que estabilizou o seu mundo social e que pertence à relação de identidade do patrimônio mineiro.

Leia também:
Garimpeiro da Chapada Diamantina morre em Itaberaba após lutar contra doença
Chapada: Rancho do Garimpeiro é reaberto em Lençóis totalmente revitalizado

A equipe de montagem da Exposição ‘Garimpo, Garimpagem Garimpeiros, Mineiros. A Força da Identidade’ é composta por José Carlos Gonçalves, Kátia Duarte, Layde Daiane Santos, Sirlene Costa, Paulo César Gomes; e a de apoio por Enéas Alcântara, Edilson Rocha, Gleidson Oliveira e Ruth Aguiar. Vale destacar que o Campus Avançado da Chapada Diamantina/Uefs é coordenado pela geóloga Dra. Marjorie Cseko Nolasco. Jornal da Chapada com informações do CACD/Uefs.

Serviços:
O quê: Exposição ‘Garimpo, Garimpagem Garimpeiros, Mineiros. A Força da Identidade’
Período: 4 de setembro a 4 de outubro de 2015
Horário: 8 h às 12 horas/ 14 h às 22 horas
Local: Campus Avançado da Chapada Diamantina (CACD/Uefs)
Entrada Gratuita

Confira imagens:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas