Ícone do site Jornal da Chapada

Incêndios afetam áreas da Chapada Diamantina; região próxima ao Vale do Capão é atingida

foto
Fogo atingiu o município de Mucugê, mas foi debelado por brigadistas voluntários | FOTO: José Antônio |

Dois focos de incêndios atingem parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, nas regiões de Andaraí e Gerais do Vieira. Por causa do tempo seco e dos ventos, o fogo se alastra rapidamente pela vegetação, informou a administração do parque. Em Andaraí, o incêndio começou na última sexta-feira (11). Equipes do Corpo de Bombeiros, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), brigadistas e voluntários passaram o fim de semana tentando controlar o fogo.

No domingo (13), o fogo na mata próxima ao Vale do Capão (Palmeiras), na região de Gerais do Vieira, chegou a ser apagado, mas novos focos foram identificados e equipes de combate a incêndios continuam trabalhando no local. Ainda no domingo (13), outro foco de incêndio na unidade de conservação foi controlado no município de Mucugê. A polícia investiga se o fogo foi colocado propositadamente. Até o momento, não há estimativa oficial da área atingida.

Um dos focos mais preocupantes está localizado na trilha da Cachoeira do Ramalho, mais próximo à cidade de Andaraí. De acordo com Dário Magalhães, secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, o fogo se espalha com sentido ao Vale do Pati, porém equipes atuam para controlar as chamas. “O trecho com fogo é em direção à Cachoeira do Ramalho e do Vale do Pati. Não chegou no Vale, está no caminho. Provavelmente, o fogo foi iniciado por algum turista ou por alguém que tenha feito uma fogueira próximo à trilha. O clima aqui está seco. O prejuízo todo foi na parte ambiental”, informou o secretário ao Portal G1.

De acordo com Homero Vieira, integrante da brigada voluntária Fifa, o incêndio perto da cidade de Andaraí continua. “A extensão é grande. Pega a região de Campo Alegre [mata fechada], Campo Rupestre [tipo de vegetação], além de mata de altitude”, informou. Segundo ele, o fogo passa em cima da trilha da Cachoeira do Ramalho e uma parte está próxima ao Vale do Pati.

Leia também:
Incêndio florestal atinge Parque Nacional da Chapada Diamantina e preocupa moradores
Brigadistas contêm fogo no Parque Nacional da Chapada Diamantina e seguem monitoramento; entenda a situação

Programa Bahia Sem Fogo
O Governo do Estado, por meio do Programa Bahia Sem Fogo, reforçou as ações de combate ao incêndio florestal que acomete as regiões de Mucugê e Andaraí, na Chapada Diamantina, nos últimos dias. As ações são realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio), órgão federal responsável pela área abrangente ao Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Equipes de brigadas voluntárias de Barra da Estiva, bombeiros militares e técnicos do Inema, em operações atreladas às secretarias de meio ambiente municipais, atuam na região para que o incêndio seja controlado o mais breve possível. “O município de Mucugê já se encontra com situação controlada, mas equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e demais autoridades também monitoram a área”, informa a coordenadora de fiscalização preventiva de campo do Inema e do Programa Bahia Sem Fogo, Fabíola Cotrim.

Em Andaraí, equipes do Icmbio, voluntários da região e brigadistas de Lençóis também estão atuando para conter as chamas. A equipe do Bahia Sem Fogo estará reunida com bombeiros militares para avaliar os incêndios florestais em toda a Bahia. Com informações do Portal G1, Agência Brasil e Inema.

Confira galeria de imagens de José Antônio, presidente da Brigada Voluntária:

1 / 8
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas