Ícone do site Jornal da Chapada

Municípios da Chapada Diamantina já contam com novo serviço de assistência à agricultura familiar

foto1
O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, entrega o Serviço de Apoio à Agricultura Familiar à população de Seabra | FOTO: Mariana Miranda |

Mais de 40 mil famílias de agricultores do município de Seabra serão beneficiados com o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) da Chapada Diamantina. A unidade foi inaugurada, nesta quinta-feira (24), pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Governo do Estado. Este é o décimo quarto dos 27 Setafs que serão implantados em toda Bahia, com a missão de articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, explica que a unidade irá beneficiar os agricultores familiares com ações dos diversos setores da secretaria. “A implantação do Setaf reforça o compromisso do governo do Estado em favorecer o homem do campo com ações concretas desde a agroindustrialização à assistência técnica. A SDR está aqui para cumprir o desafio de melhorar a qualidade de vida no campo”.

Leia também:
Governo quer fortalecer território e consolidar agricultura familiar na Chapada Diamantina

Wilson Dias, diretor da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), destaca que o Setaf irá agregar todos os serviços da secretaria no interior, para que o produtor tenha um conjunto completo de serviços a sua disposição, além de ser beneficiado por meio de ações do Programa Bahia Produtiva. O agricultor familiar e vice-presidente do sindicato dos Trabalhadores Rurais de Utinga, José João Leandro, de 74 anos, afirmou no evento que se sentiu realizado ao ver as mudanças que a agricultura familiar da Bahia atravessa.

“É uma vitória para nós agricultores familiares termos nossas demandas atendidas por uma secretaria que cuida somente dos agricultores familiares. Tenho mais de 50 anos dedicados ao campo. Estou feliz por ver estes avanços, nossos direitos serão ainda mais atendidos”, comemora o vice-presidente do sindicato, Leandro.

Cláudio Bastos, presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado da Bahia (Fetag), destaca que o Setaf é um grande instrumento de articulação para avanços das políticas públicas. “Esse é um importante instrumento que norteará demandas que serão encaminhadas para diversos órgãos a nível estadual e federal, oportunizando ao povo o acesso a políticas públicas de forma plena para alcançarmos o desenvolvimento rural”.

Os Setafs são compostos por equipes técnicas da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e demais órgãos que integram a SDR.

Adesão
Os Setafs irão atuar de forma articulada com o Serviço Municipal de Apoio a Agricultura Familiar (Semaf), que serão implantados, pelas prefeituras que tiverem interesse, nos municípios baianos. A unidade objetiva promover a articulação, gestão e implementação de políticas para execução, na base municipal, atuando de forma integrada com o Setaf.

Durante o evento, assinaram termos de adesão aos Semafs os seguintes municípios, da região da Chapada Dimantina, Seabra, Abaíra, Souto Soares, Itinga, Wagner, Bonito, Ibitiara, Morro do Chapéu, Itaetê, Lençóis, Marcionílio Souza, Nova Redenção, Palmeiras, Barra do Estiva, Boninal, Ibicoara, Iramaia, Iraquara.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas