Disseminar conhecimento e ajudar pequenos negócios a melhorar resultados e continuar contribuindo com a economia local. Esses foram os principais objetivos da Semana de Capacitação Empresarial, realizada entre 23 e 25 de setembro, no Grande Hotel, em Juazeiro, e na sede do Sebrae, em Paulo Afonso. A ação que reuniu quase 700 participantes nas duas cidades faz parte do Movimento Compre do Pequeno Negócio, iniciativa nacional que vem estimulando a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas (MPE). O objetivo principal da campanha é usar a força dos pequenos negócios para fortalecer a economia brasileira.
O empreendedor Jefferson Andrade atua há quase dois anos como diretor comercial de uma empresa de carnes e frios na região. Ele participou da megapalestra de Fernando Kimura sobre “Marketing do Futuro: Como entrar na cabeça do consumidor” e pretende utilizar o aprendizado adquirido para aumentar as vendas do negócio. “Eu vim em busca de conhecimento e de técnicas que possam ajudar a minha equipe a aumentar as vendas da empresa. Pretendo mudar a forma de atendimento e abordagem ao cliente, visando sua fidelização”, revelou.
A empreendedora Lizianne de Castro participou da clínica tecnológica “Como aumentar as vendas através de sua comunicação visual?”. A empresária no ramo de bolos e doces, também é jornalista, e aproveitou a capacitação para aprimorar os conhecimentos na área de comunicação visual e assim, impulsionar as vendas da Sabor d’Liz. “A comunicação é uma aliada do meu negócio. Há um ano, comecei os trabalhos da empresa e as redes sociais são minhas principais ferramentas de divulgação e vendas. Então, sempre participo de oficinas e palestras que explorem o tema, visando adquirir técnicas que aproximem cada vez mais meu produto do público”, disse.
Para o gerente regional do Sebrae em Juazeiro, Carlos Cointeiro, a Semana de Capacitação foi um sucesso, com diversificação de temáticas em mais de dez atividades realizadas em Juazeiro e Paulo Afonso e participação expressiva de empresários e empreendedores. “Todas as clínicas tecnológicas e palestras superaram em número de participantes. O Sebrae cumpriu seu papel de difundir conhecimento e fomentar o crescimento de pequenos negócios e, os empreendedores aproveitaram a oportunidade para se capacitar e melhorar o desempenho profissional e das suas empresas”, destacou. Texto de Lucilene Santos, da Agência Sebrae de Notícias.