• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

Nobel de Medicina é concedido a pesquisadores dos EUA, do Japão e da China

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
5 outubro 2015 - 10h24
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Mundo
0
foto5
Nobel de Medicina 2015 sai para pesquisadores dos EUA, do Japão e da China | FOTO: Fredrik Sandberg/Agência Lusa |

Os investigadores William C. Campbell, dos Estados Unidos, Satoshi Omura, do Japão, e Youyou Tu, da China, foram hoje contemplados com o Prêmio Nobel da Medicina, segundo comunicado da Academia Sueca. Campbell e Omura foram distinguidos pelas descobertas relacionadas a uma nova terapia para combater infecções provocadas por parasitas, como lombrigas, enquanto Youyou Tu vai receber o prêmio por uma inovadora terapia contra a malária.

“As doenças provocadas por parasitas têm afetado a humanidade há milênios e constituem problema sanitário global. As doenças parasitárias afetam as populações das regiões mais pobres do mundo e representam grande barreira à melhoria da saúde e do bem-estar. Este ano, os ganhadores do Nobel desenvolveram terapias que revolucionaram o tratamento de algumas das mais devastadoras doenças parasitárias”, diz o comunicado.

Sobre Campbell e Omura, o Comitê Nobel realçou a descoberta do novo medicamento Avermectin, que tem permitido baixar significativamente a incidência da cegueira dos rios e a filariose linfática, também conhecida por elefantíase tropical, causada por vermes parasitas do tipo filarioidea.

Em relação a Youyou Tu, o comitê destacou a descoberta do Artemisinin, um medicamento que tem reduzido significativamente a taxa de mortalidade em pacientes que contraíram malária (também conhecida como paludismo). “As duas descobertas concederam à humanidade meios poderosos para combater essas doenças debilitadoras, que afetam anualmente milhões de pessoas em todo o mundo. São imensas as consequências para a melhoria da saúde humana e para a redução do sofrimento”, acrescenta a nota.

O vencedor do Prêmio Nobel de Literatura será anunciado quinta-feira (8) em Estocolmo pela academia. Entre os candidatos ao título está a romancista e jornalista bielorrussa Svetlana Alexievitch, cujo nome vem sendo cotado há vários anos para o prêmio, sendo a preferida dos meios literários.

O queniano Nugi wa Thiong´o, o norueguês Jon Fosse, a romena Mircea Cartarescu e a norte-americana Joyce Carol Oates também são citadas como favoritos. O Prêmio Nobel da Paz será anunciado sexta-feira (9) e o de economia no dia 12. Da Agência Brasil com informações da Agência Lusa.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Aleluia vai cobrar ressarcimento na Justiça de valor pago por vistoria ilegal

Próximo Post

Rui vai à europa para atrair mais investimentos nas áreas de energia solar e indústria farmacêutica

Próximo Post

Rui vai à europa para atrair mais investimentos nas áreas de energia solar e indústria farmacêutica

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.