A casa própria já é uma realidade para mais 2.781 famílias de quatro municípios baianos, que receberam os imóveis construídos e adquiridos por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. As moradias foram entregues simultaneamente pela presidente Dilma Rousseff e pelo governador em exercício João Leão, em solenidade realizada em Barreiras, no oeste da Bahia, retransmitida também para Feira de Santana, Dias D’Ávila e Irecê, onde os outros três empreendimentos também foram entregues.
“Estamos inaugurando aqui, hoje [em Barreiras], 1.476 unidades, fora Irecê, Feira e Dias D’Ávila. Então, é um prazer muito grande para nós, na Bahia, vivermos este momento”, afirmou João Leão. Ele enfatizou que, quando está com o governador Rui Costa durante as entregas do Minha Casa, Minha Vida, os dois visitam casas escolhidas aleatoriamente para verificar o acabamento, e garante que é de qualidade. Ele também elogiou o programa em Feira de Santana. “Foi um dos municípios que mais recebeu unidades do programa em todo o Brasil”.
Leão ressaltou também que Rui Costa não está presente ao evento porque foi à Itália, em busca de investimentos para a Bahia. “Um destes investimentos é uma indústria têxtil, para se instalar em Barreiras. Nós temos aqui a fibra mais longa de algodão do mundo, um dos melhores algodões do mundo. O município está pronto para se desenvolver na indústria têxtil”.
Com o programa, afirmou a presidente Dilma, cada família paga, no máximo, R$ 80. “Isso significa que cada um de vocês vai poder manter a sua casa própria. E eu quero abraçar cada uma das famílias que recebem a chave. Nós, brasileiros, compartilhamos vários sonhos em comum. Tem um deles que todo mundo sonha, não interessa a classe social, de onde vem, o que a pessoa vai ser na vida”.
Dilma disse ainda que todos querem “ter a casa própria, não viver de favor, não pagar aluguel, não viver de forma precária. Mas viver em algo que é da família da gente – eu me emociono quando vejo uma família que vai ter a segurança de saber que ali vai ser um patrimônio de cada uma das famílias”. Dilma afirmou que o Minha Casa, Minha Vida vai continuar. “Nós vamos concluir a segunda etapa do programa e iniciar a terceira”.
Em Barreiras, o Residencial São Francisco conta com 1.476 unidades habitacionais, em Dias D’Ávila, o Residencial Leandrinho dispõe de 121 moradias, em Feira de Santana, são mais 732 unidades do Residencial Parque da Cidade e, no Residencial Ieda Dourado III, 452 residências vão acolher famílias em Irecê.