Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Chamas voltam a atingir Ibicoara e combate é intensificado na região do Lacrau

foto5
Incêndio segue arrasando vegetação no município de Ibicoara | FOTO: Tayne Luz |

O fogo que afetou o município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, na última semana, voltou e arrasa a vegetação da região do Lacrau. Neste domingo (15), em contato com o Jornal da Chapada, a comunicóloga Tayne Luz, que acompanha de perto os combates em Ibicoara, informou que a mobilização dos brigadistas do município, comunidade local, voluntários e membros da brigada Prevfogo transcorreu durante toda a madrugada de sábado para domingo.

Com as ações concentradas no grande fogo que toma a região do Mucugezinho, Morro do Pai Inácio, entre Lençóis e Palmeiras, outros focos de incêndios também precisam de reforço para evitar que as chamas se espalhem. “Os outros municípios da Chapada que sofrem com o fogo também precisam de atenção. O fogo aqui em Ibicoara é combatido arduamente e se nao for feita a extinção do fogo ele pode voltar. A noite foi complicada, tivemos um incêndio de turfa em área que não foi queimada antes”, aponta Tayne. O combate em Ibicoara ainda tem o apoio do Projeto Semeando Águas no Paraguaçu e brigadas da região.

Atualmente, além de Ibicoara, existem combates também nas regiões do Vale do Capão (Palmeiras), Rio Mucugezinho (entre Lençóis e Palmeiras) e próximo à BR-242, além de equipes no Vale do Cercado, que fica no município de Iraquara, numa região próxima ao Morro do Pai Inácio, onde o fogo está começando a avançar, ameaçando queimar casas. O Vale do Cercado é uma área que pertence a APA/Marimbus/Iraquara.

O chefe interino do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), César Gonçalves, já havia confirmado ao Jornal da Chapada a volta dos focos de incêndios em Ibicoara. “O fogo voltou, tem uma equipe trabalhando lá, do Prevfogo, para evitar que o fogo avance e atinja o Parque Nacional”, completa.

Leia também:
Rui Costa garante ida de aeronaves da Força Aérea Brasileira para combater incêndios na Chapada Diamantina
Fotos e vídeo: Confira imagens do grande incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada Diamantina
Bombeiro desabafa sobre equipe enviada à Chapada Diamantina: “Não é suficiente”

Confira fotos dos combates na Chapada Diamantina:

1 / 73

Atuação continua
Há focos também em Mucugê (Povoado do Correia) e Seabra (Serra da Cotreia), conforme informou o presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira. O presidente da Cifa ainda fez um desabafo em rede social e cobrou maior atenção das autoridades. “Gente, já passou da hora de pedir apoio ao governo federal. O ego dos nossos gestores é muito, precisamos de mais aeronaves ou vamos ficar assistindo a Chapada queimar, arder em chamas. Nossos gestores precisam de mais humildade para reconhecer a incapacidade de gerir esses focos de incêndios que estão destruindo nossa fauna flora e muito mais”.

O pedido de Homero foi atendido e a Força Aérea Brasileira já está chegando na região para auxiliar o combate ao grande incêndio que está descontrolado na região do Mucugezinho, onde afeta três municípios. O governo da Bahia também mantém auxílio direto, conforme publicou o Jornal da Chapada. (veja aqui).

Vale do Capão
O fogo segue também no Vale do Capão, onde brigadistas, voluntários e o ICMBio atuam para debelar as chamas. A atuação é para evitar que o fogo atinja o Morrão, já que o incêndio já desceu para uma comunidade conhecida como Conceição dos Gatos, já passou do Campo de São João, está avançando nos Gerais em direção à Palmeiras. Tem ainda atuação na região do Barro Branco, em Lençóis, que é outra ponta do foco, conforme aponta o chefe interino do PNCD, Cézar Gonçalves. Ainda há combate no Morro Branco, no final do Vale do Capão, com brigadistas, voluntários e membros da Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC).

Fogo em Seabra
O município de Seabra também sofre com o fogo. Há vários focos de incêndios na ‘Serra da Cotrea’. A fumaça do fogo que atinge o Mucugezinho chega na cidade e assusta os moradores. O combate também acontece nessa região por brigadistas e voluntários.

Jornal da Chapada

Leia também
Governo baiano vai acompanhar de perto a situação dos incêndios na Chapada Diamantina
Fogo deixa rastro de destruição na Chapada Diamantina; focos voltam em Ibicoara e Vale do Capão
Suspeito de atear fogo no Parque Nacional da Chapada Diamantina é detido pela polícia

Confira vídeo de Edmar Carvalho do incêndio no Mucugezinho

Confira vídeo publicado por Dimitri Argolo Cerqueira do combate no Mucugezinho:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas