Ícone do site Jornal da Chapada

Fotos e vídeos: Visita de campo revela estragos dos incêndios na Chapada Diamantina; confira aqui

foto5
O fogo deixou rastro de destruição na Chapada Diamantina e chama a atenção de internautas e turistas | FOTO: Portal Chapada |

Comunicólogos que administram a página do Facebook ‘Portal da Chapada’ fizeram, neste domingo (15), uma visita de campo em áreas atingidas pelo grande incêndio florestal, próximas ao balneário do Rio Mucugezinho, entre os municípios de Lençóis e Palmeiras. As imagens apontam que área do Morro do Pai Inácio, um dos cartões postais da Chapada Diamantina foi atingida pelo fogo. O rastro de destruição é impressionante, deixando o ecossistema completamente afetado. Os administradores da página criaram uma campanha e ainda estão montando uma central de arrecadação e distribuição.

“O que vimos hoje lá foi uma região que geralmente é cheia de vida e estava parecendo um cenário de filme de guerra, os brigadistas exaustos, mas com muita boa vontade. Muitos focos de incêndios em áreas de difíceis acessos. O clima mudando, abafado, com pouca umidade. Tem muita gente entrando em contato pela página para enviar donativos e estamos montando uma central de arrecadação e distribuição”, aponta relato dos administradores do ‘Portal Chapada’, em contato com o Jornal da Chapada.

Galeria de imagens do Portal Chapada

1 / 29

Leia também
Secretário diz que situação dos incêndios na Chapada Diamantina está bastante crítica
Chapada: Chamas voltam a atingir Ibicoara e combate é intensificado na região do Lacrau
Rui Costa garante ida de aeronaves da Força Aérea Brasileira para combater incêndios na Chapada Diamantina
Fotos e vídeo: Confira imagens do grande incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada Diamantina

Atualmente, há fogo em Mucugê, Ibicoara, Seabra, Lençóis e Palmeiras, em áreas como Morro Branco, no Vale do Capão, Conceição dos Gatos, Campos do João, no Vale do Cercado, que fica no município de Iraquara e na região do Rio Mucugezinho. Uma campanha também foi criada pela página que retrata a região em imagens no Facebook. #SOSChapadaDiamantina já toma as redes sociais e reverbera a aflição da população e de todos que enfrentam todos os incêndios.

“Gente, em benefício a nossa Chapada, criamos uma campanha para chamar a atenção para a queimada que afeta a região, sabemos que as proporções dos incêndios são gigantescas e tendem a piorar se não ganharem a devida atenção em combate as chamas. Pensando nisso, pedimos que publiquem em suas redes sociais #SOSChapadaDiamantina com a intenção de criarmos um ‘código’ para alerta das perdas que estamos tendo. É uma frase prática que acreditamos que vai gerar bons resultados. Ajude-nos nessa luta! A nossa biodiversidade agradece!”, afirmam em publicação os administradores do ‘Portal Chapada’.

Vídeo do embarque para o combate na Serra dos Cristais, postado por Edmar Carvalho (ICMBio)

Os brigadistas e voluntários que atuam nos focos de incêndios na Chapada Diamantina precisam de equipamentos e quem puder ajudar com lanterna de cabeça, coturnos (bota cano alto), pilhas 3A e alimentação pode entrar em contato também como a equipe do ICMBio que administra o Parque Nacional da Chapada Diamantina e apoia as brigadas da região nos telefones (75) 3332-2310 ou 3332-2418.

Turistas e seguidores do Jornal da Chapada, nas redes sociais, também lamentam a série de incêndios que destroem o ecossistema da Chapada Diamantina. O corretor paulista Marcelo Mendonça diz que a situação é preocupante e que o mundo passa por um momento conturbado. “Para mim soa, ao menos, estranho essas catástrofes em um espaço curto de tempo. Ataque terrorista na França, com mais de 120 mortos, terremoto no Chile e no Japão, desastre ambiental em Minas Gerais com a morte de três rios, entre eles o Rio Doce, um dos mais belos do estado, e o fogo na Chapada Diamantina. Tudo isso é muito preocupante. Melhor a gente rezar e pedir para fechar logo as portas do inferno”, ironiza o corretor.

Confira vídeo do fogo na Chapada Diamantina publicado pelo deputado estadual Eduardo Salles

Jornal da Chapada

Leia também:
Governo baiano vai acompanhar de perto a situação dos incêndios na Chapada Diamantina
Fogo deixa rastro de destruição na Chapada Diamantina; focos voltam em Ibicoara e Vale do Capão
Suspeito de atear fogo no Parque Nacional da Chapada Diamantina é detido pela polícia
Bombeiro desabafa sobre equipe enviada à Chapada Diamantina: “Não é suficiente”

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas