Ícone do site Jornal da Chapada

Rui Costa garante ida de aeronaves da Força Aérea Brasileira para combater incêndios na Chapada Diamantina

foto5
Além de aeronaves, também foi disponibilizado pelo Exército Brasileiro três carros pipas, quatro jipes marruá para o transporte de equipamentos e pessoal | FOTO: Divulgação/Inema |

O governador Rui Costa garantiu a ampliação do combate aos incêndios que atingem a Chapada Diamantina. Neste domingo (15), ele anunciou que conseguiu, junto ao Ministério da Defesa, o envio de duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para atuar na região a partir desta semana, além do apoio do Exército com equipamentos que serão enviados o quanto antes.

“Este ano, o Governo do Estado já investiu cerca de R$ 7 milhões para combater esse tipo de ocorrência, mas o trabalho precisa ser articulado entre os diversos poderes e segmentos da sociedade e é isso que temos buscado”. O Governo está trabalhando conjuntamente na região, com 57 soldados praças dos bombeiros, 14 oficiais na função de coordenação e comando, sete técnicos da Sema/ Inema e 50 brigadistas voluntários, em campo combatendo as chamas diariamente.

Fotos do Exército saindo para o combate na Chapada:

Os aviões da FAB, modelo Hércules, irão se juntar aos outros quatro aviões Air Tractor e dois helicópteros já enviadas à Chapada Diamantina pelo Governo do Estado. Sete veículos, também enviados pelo Estado, estão sendo utilizados para transporte de bombeiros e brigadistas em áreas de dificil acesso, no combatendo as chamas na região.

Também foi disponibilizado pelo Exército Brasileiro três carros pipas, quatro jipes marruá para o transporte de equipamentos e pessoal. Juntamente com os equipamentos o Exército também manda 21 militares para que possam operar esses equipamentos. “A situação é muito crítica e ainda não está controlada, estamos empregando todo o efetivo necessário e já identificamos uma redução no número de focos de incêndio desde a última sexta”, pontuou o governador.

O governador da Bahia, Rui Costa | FOTO: Mateus Pereira/ Secom |

Rui destacou também o apoio e a participação que as prefeituras de Lençóis, Palmeiras, Wagner, Andaraí, Utinga e Iraquara estão dando com a disponibilização de sete carros pipas para que o fogo seja controlado o mais rápido e acrescentou: “o trabalho na área também envolve peritos que têm como finalidade identificar o que deu início às chamas. Não podemos deixar que a região seja destruída, e estamos reunindo todos os esforços para que o problema seja superado o mais rápido possível”.

Para dar um apoio às equipes de campo, o Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio), também enviará hoje mais dois aviões Air Tractor e um helicóptero. “O governo estadual e governo federal estão atuando em parceira para que os incêndios acabem o quanto antes na região e possamos deixar a comunidade e os turistas mais tranquilos”, completou o governador.

No sábado (14), Rui determinou a ida do secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Francisco Telles, à região. Eles sobrevoaram a área atingida pelas chamas e permanecem na cidade de Lençóis identificando outras medidas que poderão ser tomadas para que o problema seja definitivamente resolvido.

Imagens de Dimitri Argolo Cerqueira do incêndio na região do Mucugezinho, entre Palmeiras e Lençóis:

2 / 13

Confira vídeo publicado por Dimitri Argolo Cerqueira do combate no Mucugezinho:

Leia também:
Fotos e vídeo: Confira imagens do grande incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada Diamantina
Bombeiro desabafa sobre equipe enviada à Chapada Diamantina: “Não é suficiente”
Governo baiano vai acompanhar de perto a situação dos incêndios na Chapada Diamantina
Fogo deixa rastro de destruição na Chapada Diamantina; focos voltam em Ibicoara e Vale do Capão
Suspeito de atear fogo no Parque Nacional da Chapada Diamantina é detido pela polícia

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas