Ícone do site Jornal da Chapada

Deputado estadual diz que governo foi letárgico com questão dos incêndios na Chapada Diamantina

foto5
Fogo que atingiu a região do rio Mucugezinho, às margens da BR-242, causou estragos na fauna e na flora | FOTO: Dimitri Argolo Cerqueira |

A região da Chapada Diamantina sofre com mais um incêndio que, infelizmente, ainda não foi controlado. O deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) alertou sobre a necessidade de precaução, já que acontecimentos deste tipo são mais propensos nessa época do ano. “Era provável e previsível que isso viesse a ocorrer. Parece que o governo não levou fé que a situação se tornaria dramática e, talvez, não tenha dado a importância devida e necessária para o problema”, disse ao registrar que o governo solicitou aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), mas, até o memento, a ajuda não chegou.

Leia também:
Rui Costa vai sobrevoar a Chapada Diamantina e debater ações de combate aos incêndios
ICMBio combate cinco focos de incêndios simultâneos no Parque Nacional da Chapada Diamantina
Fotos e vídeos: Visita de campo revela estragos dos incêndios na Chapada Diamantina; confira aqui

O parlamentar do PSDB, Carlos Geilson | FOTO: Reginaldo Tracajá |

O incêndio atinge principalmente as cidades de Lençóis e Palmeiras. A devastação já chega a dois mil hectares. O parlamentar relembrou outro incêndio que também castigou o Parque Nacional da Chapada Diamantina este ano. “No mês de setembro houve um grande incêndio, controlado por volta de uma semana, que destruiu 9 mil hectares. Isso abala o ecossistema, dificulta sobremaneira a vida na região em todos os seus aspectos e agora, pouco tempo depois, um outro incêndio de proporções ainda maiores”, salientou. Geilson foi enfático ao cobrar a medidas mais céleres. “Essa região está sendo afetada, mas, que o governo abra os seus olhos porque, infelizmente, neste período outras situações semelhantes podem ocorrer”, alertou.

Leia também
Chapada: Chamas voltam a atingir Ibicoara e combate é intensificado na região do Lacrau
Fogo deixa rastro de destruição na Chapada Diamantina; focos voltam em Ibicoara e Vale do Capão
Suspeito de atear fogo no Parque Nacional da Chapada Diamantina é detido pela polícia

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas