Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Combate ao fogo em Mucugê recebeu ajuda aérea nesta quarta; confira fotos

foto5
Aeronave ajuda no combate ao incêndio florestal que atinge a região do município de Mucugê | FOTO: Suzana Matos |

Desde a manhã desta quarta-feira (18) duas aeronaves, uma com capacidade para arremessar 3 mil litros e outra com capacidade para 2 mil litros, estão ajudando no combate ao incêndio da região de Mucugê, na Chapada Diamantina, em áreas que vão da Larga de Dentro até as proximidades do rio Cumbuca. Este incêndio teve início no último domingo (15) na região das cachoeiras Três Barras e Cristais. Ainda na manhã desta quarta, uma equipe com seis brigadistas voluntários de Mucugê iniciou um combate próximo à cachoeira do Cardoso. Eles substituíram o grupo com outros 14 voluntários que trabalhou da tarde de terça até o início da manhã de quarta.

De acordo com informações do Sistema de Apoio Integrado de Mucugê (SCI/Mucugê), o calor é muito forte na região e alguns focos que já haviam sido combatidos pelos brigadistas durante a madrugada acabaram voltando com o sol a pino. Os voluntários de Mucugê que trabalham desde a manhã desta quarta receberam o reforço de outros nove brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conversação da Biodiversidade (ICMBio), que se deslocaram para o rio Cumbuca pela tarde.

Leia também
Secretário diz que incêndio na Chapada atinge 15 mil hectares: ‘Talvez não se possa superar’
Aeronaves da FAB reforçam combate a incêndio na Chapada Diamantina
Vale do Capão: Fogo cresce próximo ao Morro Branco e brigadistas lutam para conter chamas
Rui se reúne com representantes de brigadistas e diz que momento é de crise; confira vídeo
Campanhas de universidades arrecadam doações para brigadistas que combatem o fogo na Chapada

Já o helicóptero H-34 Super Puma da Força Aérea levou 12 brigadistas do PrevFogo/Ibama até uma área de difícil acesso. A equipe foi equipada para permanecer dois dias no local e trabalhar no combate ao fogo que ameaça entrar em uma das zonas intangíveis do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Outro reforço aéreo veio com o avião Hércules que tem capacidade para despejar até 12 mil litros de água de uma vez. No entanto, a ação do avião não foi bem aceita pela equipe do SCI/Mucugê, que acompanhava a ação de longe e observou que após a aeronave jogar a água formaram-se labaredas no local.

Brigadistas seguem tentando controlar o fogo que some a vegetação na Chapada Diamantina | FOTO: Suzana Matos |

Segundo a equipe do SCI, como o Hércules é uma aeronave de grande porte, ao se aproximar do solo ela acabou deslocando o vento, fazendo com que as chamas aumentassem e se espalhassem ainda mais. Toda a ação está sendo coordenada pelo Sistema de Apoio Integrado (SCI) de Mucugê que conta com os trabalhos do PrevFogo/Ibama, ICMBio, prefeitura de Mucugê, brigadistas voluntários de Mucugê e brigada voluntária da Cifa/Andaraí.

A operação de combate ao fogo tem o apoio da comunidade local que tem doado alimentos que são usados para fazer as refeições das brigadas. As Prefeituras de Mucugê, Andaraí e Ibicoara e os governos Federal e Estadual também colaboraram no trabalho.

O SCI solicita à população que doe equipamentos de segurança como macacões, botas, máscaras, luvas, balaclavas, óculos; e ferramentas como foice, lima, enxada, facão, além dos equipamentos de combate: bomba costal, bomba strike e abafador. As doações podem ser entregues na Secretaria do Meio Ambiente de Mucugê ou em Salvador, no galpão localizado na Rua Pérola Negra, 140. Qd G, Lote 06, Galpão 5, Itinga, anexo ao Shopping Litoral Norte. As informações são da SCI/Mucugê com redação de Diana Gomes.

Confira as fotos de Suzana Matos do fogo em Mucugê:

1 / 12

Leia também:
Frente fria pode fazer chover na Chapada Diamantina nos próximos dias
ICMBio combate cinco focos de incêndios simultâneos no Parque Nacional da Chapada Diamantina
Fotos e vídeos: Visita de campo revela estragos dos incêndios na Chapada Diamantina; confira aqui
Brigadistas cobram prevenção contra incêndios na Chapada Diamantina; fogo segue destruindo a região

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas