Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Mucugê consegue controlar dois dos três focos de incêndios da região

foto5
A preocupação agora é combater as chamas para que elas não cheguem até a zona intangível do Parque Nacional da Chapada Diamantina | FOTO: Amauri Anjos/ICMBio |

Apenas um foco de incêndio segue na região de Mucugê, na Chapada Diamantina. O local onde o fogo permanece está localizado cerca de 14 quilômetros da cidade, em uma área de difícil acesso e próxima a uma zona intangível do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD). A preocupação no momento é combater o fogo para que ele não chegue até a zona intangível, onde estão concentradas diversas nascentes de rios.

A quinta-feira (19) foi de combate para 27 brigadistas que conseguiram controlar dois incêndios, o que queimava na região da cachoeira do Cardoso e o que estava próximo ao Parque Municipal Sempre Viva. Porém, a confirmação de extinção destes dois focos de incêndio só será dada após 72 horas de monitoramento.

Leia também:
MPF vai investigar incêndios florestais que destroem a Chapada Diamantina
Massa de ar quente volta a ganhar força e diminui a nebulosidade e chance de chuvas na Chapada
Incêndio no Vale do Capão preocupa combatentes; ICMBio segue atuando em três focos
Fogo na Chapada: Aeronave da FAB lança 48 mil litros de água em Mucugê e Morro Branco

De acordo com informações enviadas ao Jornal da Chapada, na manhã desta quinta (19), sete brigadistas se deslocaram para o local onde o foco de incêndio ainda permanece. “Não se sabe se eles conseguiram ter acesso ao fogo, já que a equipe foi por via terrestre e a região é de difícil acesso”, aponta trecho do boletim do Sistema de Apoio Integrado de Mucugê (SCI/Mucugê).

Confira as fotos de Suzana Matos do fogo em Mucugê:

1 / 12

A preocupação da equipe do SCI/Mucugê para esta sexta-feira (20) é contar com a ajuda de um helicóptero para mandar, via aérea, uma outra equipe e fazer o resgate do grupo que se deslocou para o local. “Como os brigadistas já estão bastante cansados devido a vários dias de combate, o deslocamento para este local por via terrestre torna-se bastante desgastante”. No início da manhã desta sexta, será feito um sobrevoo para avaliar a situação do fogo no local.

Doações começam a chegar
Na tarde da quinta-feira (19) a sede do SCI/Mucugê recebeu doações de alimentos e água que foram enviados pelos moradores do município de Andaraí. A equipe espera com expectativa os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) que chegarão nesta sexta vindos de Mucugê. Esses EPI’s possibilitarão a entrada de novos voluntários no combate ao fogo. As informações são da SCI/Mucugê com redação de Diana Gomes.

Confira vídeo de combate a incêndio publicado por Douglas Fagundes

Leia também:
Incêndios criminosos são debelados na Chapada Diamantina, diz governo
Conversa bonita e mãos cheias de doces não resolvem o fogo na Chapada, diz presidente da Cifa
Secretário diz que incêndio na Chapada atinge 15 mil hectares: ‘Talvez não se possa superar’
Rui se reúne com representantes de brigadistas e diz que momento é de crise; confira vídeo
Campanhas de universidades arrecadam doações para brigadistas que combatem o fogo na Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas