Fogo na Chapada: Novo foco de incêndio aparece na região de Mucugê

Postado em nov 21 2015 - 12:45am por Jornal da Chapada
foto5

As chamas estão destruindo a vegetação na região da cachoeira do Cardoso, em Mucugê | FOTO: Maurício Bianco |

O trabalho não está sendo fácil para os brigadistas que tentam controlar os incêndios na região de Mucugê, na Chapada Diamantina. Na tarde desta sexta-feira (20) mais um foco surgiu na região da cachoeira do Cardoso, agora em uma nova área. De acordo com o Sistema de Comando Integrado (SCI/Mucugê), a suspeita é de mais um incêndio criminoso, principalmente por não ter sido uma reignição. Neste momento, Mucugê encontra-se com dois focos, um que continua próximo à zona intangível, cerca de 14 km da cidade, e o novo que teve início por volta das 15h desta sexta entre os rios Cumbuca e Mucugê, na região do Cardoso, e está cerca de 9 km da cidade.

Apesar de sete brigadistas do Prevfogo/Ibama terem conseguido extinguir o fogo próximo à zona intangível durante um trabalho feito na madrugada de quinta para sexta, o primeiro sobrevoo realizado pela equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na manhã da sexta, identificou que havia dois focos com fumaça no local, o que indicava uma reignição. “Nenhuma equipe trabalhou neste incêndio durante o dia porque a cidade não teve o suporte de aeronave para levar os brigadistas”, aponta boletim da SCI/Mucugê, enviado ao Jornal da Chapada.

Confira fotos de Maurício Bianco do fogo em Mucugê:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ainda de acordo com as informações, também não foi possível fazer um sobrevoo no final da tarde para avaliar a situação deste local, mas já está confirmado para a manhã deste sábado (21) um helicóptero que levará 12 brigadistas para combater o fogo próximo à zona intangível. “Por ser difícil acesso e, considerando também o desgaste dos brigadistas que trabalham há dias nos incêndios, o deslocamento para este local é mais indicado por helicóptero”. Na noite desta sexta, uma equipe com 14 brigadistas (6 voluntários de Mucugê, 3 brigadistas do ICMBio e 5 do Prevfogo) combate o fogo iniciado na tarde. O grupo receberá o reforço de mais 8 brigadistas voluntários às 6 horas da manhã deste sábado (21).

Leia também:
Fogo não está controlado; brigadistas combatem chamas dentro e fora do Parque Nacional da Chapada Diamantina
Situação dos incêndios florestais na Chapada Diamantina será apurada pelos Ministérios Públicos
Conversa bonita e mãos cheias de doces não resolvem o fogo na Chapada, diz presidente da Cifa

Doações de EPI’s chegam em Mucugê e já estão em uso
O número de brigadistas voluntários pôde ser reforçado nesta sexta-feira com a chegada dos EPI’s que vieram de doações de Camaçari e Salvador. Poucas horas depois da chegada dos equipamentos eles já estavam sendo usados por um grupo de seis voluntários que se formou para ajudar os 8 brigadistas que já estavam na serra combatendo o fogo da área da cachoeira do Cardoso.

Galeria de imagens de Suzana Matos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os materiais doados são macacões, calças, camisas, botas, botinas, máscaras, luvas, casacos, squeezes, pilhas e lanternas que ficarão à disposição dos voluntários em Mucugê. As doações vieram do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), de empresas do pólo petroquímico, da Venturolli, da BB Brindes e de um dos pontos de arrecadação da UFBA que recolhe materiais doados pela comunidade. As informações são da SCI/Mucugê com redação de Diana Gomes.

Fogo no Vale do Capão
Por volta das 00h35 deste sábado (21), a Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC) informou, por meio de suas redes sociais, que os focos de incêndio na ‘Moitinha’ e em Conceição dos Gatos foram debelados. “Teremos que organizar uma brigada para o rescaldo de amanhã [sábado, 21]”, aponta o post no Facebook.

Leia também:
Secretário diz que incêndio na Chapada atinge 15 mil hectares: ‘Talvez não se possa superar’
Campanhas de universidades arrecadam doações para brigadistas que combatem o fogo na Chapada
Massa de ar quente volta a ganhar força e diminui a nebulosidade e chance de chuvas na Chapada
Fogo na Chapada: Aeronave da FAB lança 48 mil litros de água em Mucugê e Morro Branco

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

2 Comentários Sinta-se livre para participar desta conversa.

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.