Fogo na Chapada: Incêndios ainda não foram controlados em Mucugê; suspeito é detido na região

Postado em nov 22 2015 - 10:21am por Jornal da Chapada
foto5

De acordo com a previsão do tempo, a temperatura ainda permanece alta neste domingo, quando está prevista uma máxima de 29 graus | FOTO: Alan Pedreira |

Na região de Mucugê, na Chapada Diamantina, já são sete dias de combate ao fogo que teve início na Larga de Dentro, próximo às cachoeiras das Três Barras e Cristais, e se alastrou por vários quilômetros até beirar a zona intangível do Parque Nacional da Chapada Diamantina, trecho distante cerca de 14 km da cidade. As informações são do Sistema de Comando Integrado (SCI/Mucugê). Na última quinta-feira (19), o fogo chegou bem perto de ser extinto, porém novos focos apareceram na manhã de sexta (20) e como não houve aeronave para levar os brigadistas para o combate neste ponto na sexta-feira, após serem detectados os dois pontos de fumaça, o fogo acabou retornando e ficando forte novamente.

Na manhã do sábado (21) uma equipe com 14 brigadistas foi levada de helicóptero para um trabalho de combate que irá durar 24 horas. “Os brigadistas permanecerão neste local de difícil acesso até a manhã de domingo, quando serão resgatados de helicóptero. Outro foco que também permanece é o que teve início na tarde de sexta-feira na região da cachoeira do Cardoso. Apesar de uma equipe com oito pessoas ter lutado por mais de 12 horas contra as chamas, uma das linhas de fogo acabou avançando para uma região de mata, fazendo os brigadistas perderem o controle do incêndio”, aponta informações do SCI/Mucugê, em boletim enviado ao Jornal da Chapada.

Leia também:
Fogo na Chapada: Bombeiros de Brasília chegam à região para auxiliar nos combates
Matéria da TV Aratu mostra a madrugada de combate a incêndio na Chapada Diamantina; confira vídeo
Brigadistas atuam no rescaldo dos incêndios debelados na madrugada no Vale do Capão; energia fraca atrapalha
Fogo na Chapada: Novo foco de incêndio aparece na região de Mucugê
Fogo não está controlado; brigadistas combatem chamas dentro e fora do Parque Nacional da Chapada Diamantina

Durante essa madrugada (sábado para domingo), uma outra equipe com seis brigadistas da Prevfogo/Ibama irá trabalhar no local para tentar controlar este incêndio. Mucugê vive dias com temperaturas muito elevadas, atípicas para o que geralmente é registrado nos termômetros do município. Logo pela manhã deste sábado, as nuvens davam sinal de que poderia chover, mas tudo não passou de um alarme falso e poucas horas depois os termômetros já ultrapassavam os 30 graus, com uma forte sensação de abafamento. De acordo com a previsão do tempo, a temperatura ainda permanece alta neste domingo, quando está prevista uma máxima de 29 graus. O serviço de meteorologia indica ainda a possibilidade de chuva à tarde e à noite.

foto6

Brigadistas atuam para debelar focos de incêndios na região de Mucugê | FOTO: Suzana Matos |

Reiscidente
O único fogo que foi controlado em Mucugê teve início na manhã deste sábado (21) próximo ao clube da AABB, cerca de 2km da cidade. Este foi um incêndio criminoso e uma pessoa acabou sendo presa e encaminhada para a delegacia de Seabra. O suspeito de prenome Miro é o mesmo que é acusado de ter ateado fogo nesta mesma região em agosto deste ano. Apesar do incêndio neste local ter sido controlado, ele acabou deixando lembranças tristes às pessoas que ajudaram no combate, com uma preá morrendo nas mãos dos voluntários após ter as patas queimadas. De acordo com os relatos dos brigadistas, também foram vistas cobras mortas neste local. As informações são da SCI/Mucugê com redação de Diana Gomes.

Galeria de imagens de Suzana Matos e Alan Pedreira:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leia também:
Situação dos incêndios florestais na Chapada Diamantina será apurada pelos Ministérios Públicos
Secretário diz que incêndio na Chapada atinge 15 mil hectares: ‘Talvez não se possa superar’
Campanhas de universidades arrecadam doações para brigadistas que combatem o fogo na Chapada
Massa de ar quente volta a ganhar força e diminui a nebulosidade e chance de chuvas na Chapada
Fogo na Chapada: Aeronave da FAB lança 48 mil litros de água em Mucugê e Morro Branco

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

5 Comentários Sinta-se livre para participar desta conversa.

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.