Chapada: Trabalhos de estudantes do Ifba de Jacobina se destacam em encontro científico da Ufba

Postado em nov 21 2015 - 10:13am por Jornal da Chapada
foto5

A partir da conquista, os discentes garantiram vaga para participar da Febrace, que ocorrerá em 2016 | FOTO: Divulgação/Ifba Jacobina |

Três trabalhos desenvolvidos por sete estudantes do curso técnico em eletromecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), campus de Jacobina, na Chapada Diamantina, se destacaram durante a sexta edição do Encontro de Jovens Cientistas, que aconteceu entre os dias 27 e 30 de outubro, no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador.

A entrega dos certificados foi realizada na última quinta-feira (19), no auditório do Ifba, pela diretora de ensino, Lucília Santa Rosa e pelo professor do Instituto William Guterres. Na ocasião, eles parabenizaram os discentes pela conquista e pelo esforço que dedicaram às pesquisas.

O trabalho Automação do controle de umidade de perímetros irrigados (Acupi) garantiu o primeiro lugar na modalidade em que concorreu. William – que orientou a pesquisa em parceria com o professor do IFBA Raimison Assis – explicou que o objetivo foi aumentar o tempo de vida útil de poços artesianos.

“Tomamos como referência a cidade de Lapão (BA), próxima a Irecê, que está afundando em virtude da acomodação do solo. Esse processo, que ocorre naturalmente, foi acelerado pela utilização indiscriminada da água subterrânea”, explicou o docente.

A partir da conquista, os discentes garantiram vaga para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que ocorrerá em 2016. Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.