Ícone do site Jornal da Chapada

Altas temperaturas e raios tornam o combate aos incêndios na Chapada mais complexos, diz ICMBio

foto5
Focos em área de turfas na Chapada Diamantina estão ‘ilhados’ dentro de um espaço já queimado | FOTO: Divulgação/Hudson Félix |

De acordo com boletim divulgado na tarde desta quinta-feira (26) pelo Instituto Chico Mendes de Conversação da Biodiversidade (ICMBio), a região do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) vem registrando temperaturas acima de 35 graus e baixa umidade do ar, o que favorece à reignição de incêndios já debelados e maior velocidade de propagação aos incêndios existentes. Conforme relato do instituto, essas altas temperaturas e raios tornam o combate aos incêndios florestais mais complexos.

“Na região do Vale do Capão, foram visualizadas ocorrências de fogos originados por raios, um no interior do parque e outro próximo da vila. Brigadistas do ICMBio e Ibama, Brigadas Voluntárias da Chapada Diamantina e Corpo de Bombeiros prosseguiram com os combates no dia de hoje [quinta] e todos os incêndios são considerados controlados”, aponta texto publicado pelo ICMBio.

Sobre o incêndio próximo ao Barro Branco, a informação atual é que foi debelado pela Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (BRAL) na última quarta-feira (25) e encontra-se em fase de monitoramento para ser considerado extinto. “A chuva do dia 25 à noite diminuiu a intensidade do fogo de turfa na região do Morro Branco. Através de reconhecimento aéreo no dia 26 verificou-se pequenos focos de fogo de turfa ‘ilhados’ dentro da área queimada”, informa o instituto, que gerencia o Parque Nacional da Chapada Diamantina.

As chamas de Mucugê também são combatidas para evitar mais danos à região | FOTO: Divulgação/Diana Gomes |

Reignição de incêndio
Em relação à região de Mucugê, o ICMBio diz que houve uma reignição de incêndio no dia 25, no entanto, o fogo encontra-se ilhado entre a área queimada anteriormente e o rio Piabas. Brigadistas de Mucugê e do Prevfogo/Ibama retornaram à região nesta quinta-feira para debelar esta frente.

Em contato com o Jornal da Chapada, a coordenadora do Prevfogo/Ibama, Rejane Carneiro, fala da situação do foco na região. “Hoje pela manhã [quinta-feira] uma equipe do Prevfogo/Ibama com 12 brigadistas foi combater este foco que surgiu ontem a tarde e que fica mais distante, em direção ao ‘Machombongo’, próximo à Cachoeira Três Barras”.

Novo foco no Vale do Capão, causado por um raio, é combatido por brigadistas da região | FOTO: Divulgação/ACV-VC |

Focos no Vale do Capão
Já a respeito do Vale do Capão, o ICMBio também ressaltou a situação da região na nota publicada em rede social. Segundo o instituto, na noite de terça-feira (24) um novo incêndio foi identificado proveniente de raio na Serra do Sobradinho, que passou a ser combatido pelo corpo de bombeiros nesta quinta. “Este fogo ganhou maior proporção no dia de ontem [quarta] e foi amenizado com a chuva do dia 25 à noite. Hoje [quinta] este incêndio recebeu reforços da BRAL, brigadistas do Vale do Capão, brigadas do ICMBio e Ibama e encontra-se controlado”.

Desentendimento
Nesta quinta, a Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC) divulgou seu boletim, informando que o dia para os brigadistas voluntários foi de rescaldo e combate na serra do Sobradinho. “Ainda existiam pequenos focos espalhados pela serra que aos poucos estavam sendo debelados. Na parte da tarde tivemos um grave desentendimento com os bombeiros militares do estado da Bahia e também do DF [Distrito Federal] que terminou com a nossa retirada da serra por questões de segurança – uma vez que os voluntários são civis. Tal desentendimento será resolvido em instâncias cabíveis”. Ainda em nota, a associação informa que a noite desta quinta está sendo de “mais trovões e raios do que chuva”.

Jornal da Chapada

Leia também:
Mesmo com incêndios, visitação ao Parque Nacional da Chapada Diamantina não está interrompida
Fogo na Chapada: Chuva volta a cair na região e trabalho de rescaldo deve ser intenso no Vale do Capão
Fotos: Fogo na Chapada Diamantina deixa rastro de destruição; brigadistas seguem combatendo
Vídeo: Novo incêndio na região do Vale do Capão avança e já ameaça nascente do Riachinho

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas