A conjuntura política no município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, para as eleições municipais de 2016, mudou completamente com a filiação de Ivanildo R. de Almeida, o popular Ivan do Mercadinho, ao Democratas (DEM), sigla que faz oposição ao governo. O Jornal da Chapada chegou a anunciar uma composição entre Ivan e Ricardo Mascarenhas, antes mesmo de Ivan se filiar ao DEM e, atualmente, esse composição fica difícil, já que Ricardo filiou-se ao PSB, legenda ligada ao governo de Rui Costa (PT).
Segundo informações, a opção de Ivan do Mercadinho pelo Democratas foi influência do atual prefeito da capital, ACM Neto; do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho; e deputado federal, Paulo Azi, todos do DEM. Isso sinaliza, que se Ivan do Mercadinho for mesmo pré-candidato a prefeito de Itaberaba, vai carregar a bandeira de oposição ao Governo do Estado.
Ainda de acordo com informações apuradas pelo Jornal da Chapada, Ricardo Mascarenhas ingressou no PSB aconselhado pelos deputados Valmir Assunção (PT, federal) e Marcelo Nilo (sem partido, estadual). Comenta-se que a proximidade de Ricardo com a base do governo Rui Costa e do vice-governador João Leão (PP), nada mais é que uma manobra política para promover a paz entre o prefeito João Filho e seu irmão, o empresário Jadiel Mascarenhas.
Como isso pode acontecer? Ora, lançando Ricardo Mascarenhas como candidato de consenso do grupo do prefeito. Será que isso é possível? Com a palavra, o atual prefeito de Itaberaba, João Almeida Mascarenhas Filho.
Jornal da Chapada