O município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, foi condecorado na última sexta-feira (4) com o Prêmio Município Verde, honraria concedida a apenas 14 cidades de todo o país pelas ações de desenvolvimento sustentável. De acordo com informações enviadas ao Jornal da Chapada, o prêmio foi recebido pelo atual prefeito da cidade, Adriano Alves, o popular Didico (PPS), junto com o secretário de Meio Ambiente, Aruanã de Lucas. Ambos representaram o município na cerimônia realizada no Centro de Eventos do Hotel Othon Palace, no Rio de Janeiro.
Leia também:
Chapada: Ibicoara ganha Prêmio Nacional em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável
O diploma e a medalha de Destaque Nacional em Ecologia e Desenvolvimento Sustentável é concedido anualmente pelo Instituto Ambiental Biosfera a um seleto grupo de municípios, em reconhecimento público ao apoio e estímulo à promoção de ações e iniciativas direcionadas à proteção e conservação de áreas verdes.
No caso de Palmeiras, foram levadas em consideração as seguintes medidas adotadas pelo poder público municipal: Lei de proteção municipal da biodiversidade 552/2013; criação das Unidades de conservação Boqueirão, Carrapeta, Riachinho e Pai Inácio; recomposição ciliar das margens do Rio Preto de Palmeiras; Licenciamento Ambiental nível 3; e construção de estrutura/apoio turísticos com finalidade de manutenção e preservação dos patrimônios naturais.