Ícone do site Jornal da Chapada

Trabalhos de combate ao fogo na Chapada Diamantina continuam; confira situação atual

foto5
O fogo segue em municípios como Ibicoara, Lençóis e Palmeiras | FOTO: Ilustração/Arquivo/ICMBio |

Os incêndios na Chapada Diamantina continuam mesmo com os esforços incessantes de todos os brigadistas voluntários e de órgãos ambientalistas que atuam em vários municípios da região. Marcela de Marins, do o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) disse por telefone ao Jornal da Chapada que o instituto tem concentrado seu efetivo em Ibicoara, mas que dá apoio de transporte e alimentação para outras localidades.

“Nosso efetivo em Ibicoara se concentra em três pontos, na Serra do Baixão, Araponga e Machombombo”, informou Marcela. Segundo ela, houve combate durante toda a noite desta terça-feira (8), período do dia em que o clima ajuda os combatentes do fogo. Marins ainda informou que, nesta manhã, o governo do estado está fazendo vistoria aérea para que o efetivo seja direcionado aos focos de incêndio ainda à tarde.

Leia também:
Fogo na Chapada: Ibicoara tem duas trilhas para cachoeiras interditadas e combate é intensificado
Brigada alerta para fogo que se aproxima de casas e da área urbana em Lençóis; chamas voltam no Capão
Fogo na Chapada: Fumaça é novamente fechada e mais três atrativos da região têm visitação suspensa

Confira álbum de imagens de Sandro Santos Ribeiro do fogo em Ibicoara:

1 / 8

Vale do Capão
A Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC), entidade que realiza o monitoramento da trilha, está direcionando suas atividades ao combate dessas chamas no começo da tarde desta quarta-feira (9). O fogo foi controlado na região da Cachoeira da Fumaça e as chamas agora seguem para a trilha do 21 em cima do Boqueirão.

Leia também:
Chapada: Brigada critica falta de suporte da prefeitura de Lençóis a voluntários que combatem fogo
Bombeiro é desligado da equipe que atua no fogo na Chapada Diamantina por cobrar diárias
Fogo na Chapada: Presidente da Cifa questiona atuação do corpo de bombeiros e pede presença de major

A estrada para o Barro Branco, a dois quilômetros de Lençóis nesta terça-feira, às 15h | FOTO: Divulgação/BRAL |

Lençóis
O terceiro foco de incêndio que atinge a Chapada Diamantina está no município de Lençóis. Conforme nota do instituto, raios iniciaram o fogo nas proximidades da Gruta do Lapão, no dia 5 de dezembro. O combate e monitoramento deste incêndio vêm sendo realizado pela Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (BRAL) e não é recomendada a visitação à gruta, enquanto o incêndio não for debelado.

Em Lençóis, segundo a BRAL, o fogo chegou a ganhar força em direção às serras do Barro Branco e ameaçou casas e a área urbana do município. Nesta quarta-feira (9), em contato com o Jornal da Chapada, a voluntária da brigada, Laís Correard, informa que as chamas foram controladas na noite da terça. “O fogo foi apagado e agora tem de 20 a 25 pessoas na serra para monitorar, para que o fogo não volte. Porque esse horário é quente e ele [o fogo] costuma acender de novo. [Os brigadistas] estão lá fazendo o rescaldo e monitorando com o apoio de aeronaves”.

Atenção visitantes
O ICMBio ainda deixa um recado para todos visitantes do Parque Nacional da Chapada Diamantina, de que a região possui dezenas de trilhas, cachoeiras e outros atrativos naturais que continuam recebendo visitantes normalmente. “Quem tem intenção de viajar para a região não precisa mudar o planejamento”, informa o Instituto em nota.

Jornal da Chapada

Confira vídeo publicado por internautas nas redes sociais:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas