Bombeiro é desligado da equipe que atua no fogo na Chapada Diamantina por cobrar diárias

Postado em dez 8 2015 - 2:58pm por Jornal da Chapada
foto5

Os homens que atuam nos incêndios ainda cobram estrutura e condições de trabalho | FOTO: Arquivo/Mateus Pereira |

Bombeiros que atuam no controle dos incêndios na região da Chapada Diamantina, criticaram as condições de trabalho encontradas pelas equipes deslocadas. Um dos profissionais, que preferiu não se identificar, disse que os militares não receberam almoço nesta segunda-feira (7) e que não há previsão de quando as diárias serão pagas. “Nós trabalhamos ontem, andamos por cerca de 10 km. Eu não almocei, porque não tinha dinheiro nem podia pegar emprestado. Só hoje, depois que a gente reclamou, eles deram alimentação”, acusou o bombeiro.

O homem afirma que foi desligado da operação apenas um dia após chegar à Chapada, supostamente por ter lutado pelos direitos dos companheiros. “O Comandante Geral, Coronel Telles, acabou de me mandar as passagens pra eu voltar pro quartel. Eu fui desligado por lutar pelos direitos dos trabalhadores, é a primeira vez que isso acontece. Mas alguém tinha que pagar o pato”, acusa.

Leia também:
Fogo na Chapada: Encontrados mais dois novos focos de incêndio no Vale do Capão
Massa de ar quente continua atuando na Chapada Diamantina; chuvas não são descartadas
Trilha da Fumaça é reaberta e brigadistas seguem combate; chamas estão descontroladas em Ibicoara

Ainda segundo o bombeiro, outras equipes também enfrentaram o problema de falta de pagamento das diárias. “A equipe que foi embora ontem não recebeu e não tem previsão de receber. A justificativa deles é que não sabem quando o dinheiro vai sair. É uma total desorganização, estamos trabalhando fiado. Não existe justificativa plausível”, criticou.

Em novembro, os trabalhadores já haviam denunciado o problema (veja aqui), mas o comandante do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia, coronel Francisco Telles, explicou que apenas 1/5 do efetivo que estava na região ficou sem receber as diárias e que a situação já havia sido solucionada. As informações são do site Bahia Notícias.

Leia também:
Governo mobiliza bombeiros militares e aeronaves para atuar no fogo na Chapada Diamantina
Brigadistas reclamam da falta de vontade política para debelar o fogo na Chapada Diamantina
Fogo na Chapada: Chefe da brigada do Capão aponta ineficiência do governo e pede ajuda de aeronave

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

11 Comentários Sinta-se livre para participar desta conversa.

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.