Ícone do site Jornal da Chapada

Fogo na Chapada: Ventos fortes durante a noite aproximam chamas de casas de povoado no Vale do Capão

foto5
Fogo ameça comunidade do Capão e segue intenso na região sentido cachoeira do Batista, principal nascente do Vale | FOTO: Campina Vale do Capão |

A madrugada de quinta (10) para sexta (11) assustou moradores e os brigadistas que atuam em conjunto à Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC). Os ventos fortes na região da Chapada Diamantina fizeram com que as chamas do incêndio fossem em direção às casas no povoado dos Campos. Segundo Pedro Meza, da ACV-VC, mais de 70 voluntários estão fazendo o acero para o fogo não atingir as moradias.

Meza informou que a equipe de brigadistas já deixou o combate na Serra da Larguinha por conta do risco eminente aos moradores do povoado. “São dois focos principais. Um é linha de fogo da Cachoeira da Fumaça em direção à Cachoeira do Batista, principal nascente do Vale, e outra é do Vale do Boqueirão, onde nasce Riachinho. O vento virou, e como o tempo está muito seco, a linha de fogo veio em nossa direção de forma rápida e muito intensa”, contou Pedro ao Jornal da Chapada, nesta sexta (11).

Chamas assustaram os moradores do Capão e desceu a serra do Boqueirão | FOTO: Reprodução/Campina Vale Do Capão/Facebook |

Leia também:
Situação volta a complicar na Chapada Diamantina; Capão, Ibicoara e Lençóis combatem chamas

Previsão de final de semana com temperaturas elevadas na Chapada Diamantina

Brigada de Lençóis volta a reclamar de ações do poder público para combater o fogo; prefeitura rebate

Ele ainda reclama da falta de vontade política e das necessidades dos brigadistas após 40 dias de combate aos incêndios. “Essa semana os trabalhos foram ininterruptos. Tem pessoas sem dormir dois dias. Estão faltando mais abafadores, lanternas. Das 40 bombas costais que temos, por exemplo, 17 estão furadas”, afirmou.

Meza contou que uma mensagem do governador do estado afirmava o investimento de mais de R$ 9 milhões para o combate ao fogo, mas que para os membros da ACV-VC basta que sejam investidos anualmente cerca de R$ 500 mil em prevenção para que eventos como esses sejam controlados mais facilmente.

Confira fotos de Sandro Santos Ribeiro do combate em Ibicoara:

1 / 9

Ibicoara
No município de Ibicoara, o fogo foi controlado em parte. A informação foi passada ao Jornal da Chapada pelo presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, na tarde desta sexta-feira (11), que atua na região durante a semana. “Estamos apenas com uma linha de fogo perto do rio Jibóia, os outros locais foram controlados. No Baixão controlamos o fogo ontem [quinta-feira, 10]”, completa.

Em Ibicoara, houve a interdição do Parque Natural Municipal do Espalhado, onde está localizada a Cachoeira do Buracão. Outras duas trilhas que permanecem fechadas estão localizadas em Ibicoara, as das cachoeiras da Fumacinha e Véu de Noiva. A trilha para a cachoeira da Fumaça, que fica no Vale do Capão, no município de Palmeiras, está sendo monitorada e só pode ter acesso com guia local.

Confira vídeo de Cris Mendez do fogo no Vale do Capão:

Lençóis
A Gruta do Lapão em Lençóis também foi interditada, conforme aponta o Instituto Chico Mendes de Conservação da Diversidade, órgão que administra o Parque Nacional da Chapada Diamantina.

O incêndio em Lençóis, afeta o Lapão e Barro Branco, onde o fogo atingiu edificações e a Zona da Vila Turística da APA Marimbus-Iraquara, segundo aponta a Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (Bral), equipes de voluntários seguem combate.

Há fogo sendo monitorado também nas proximidades do Morro do Camelo, na divisa entre os municípios de Palmeiras e Lençóis. Existem ainda relatos de focos na região do Palmital.

Adalício Neto – Jornal da Chapada

Leia também:
Luta contra as chamas no Vale do Capão segue intensa e fogo volta a ameaçar nascente do Riachinho

Fogo na Chapada: Parque onde fica a Cachoeira do Buracão é fechado em Ibicoara

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas