Brigadistas controlam linha de fogo no Vale do Capão; final de semana é de rescaldo

Postado em dez 4 2015 - 11:05pm por Jornal da Chapada
foto5

Chamas atingiram a região do Boqueirão e ameaçaram a nascente do Riachinho | FOTO: Cris Mendez/ACV-VC |

A linha de fogo que atingia a região da Serra do Sobradinho, no Vale do Capão, município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, foi controlada nesta sexta-feira (4) por brigadistas voluntários da Associação de Condutores de Visitantes Vale do Capão (ACV-VC), do PrevFogo e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Conforme informativo divulgado pela ACV-VC, no momento não há chamas na serra, entretanto, ainda não pode considerar o fogo como debelado. É necessário realizar o trabalho de rescaldo.

Essa fase do combate deve tomar o final de semana dos brigadistas. De acordo com o informe da ACV-VC, no final da tarde uma equipe desceu a serra e uma outra subiu por volta das 18h30 para realizar o rescaldo. “O fogo, por razão do forte calor, caminhou rápido e chegou muito próximo à nascente do Riachinho. Infelizmente, o Boqueirão, região extremamente importante para o ecossistema local, foi muito atingido”, aponta a direção da associação.

Leia também:
Matéria especial da TV Aratu mostra o combate de brigadistas aos incêndios na Chapada Diamantina
Fogo na Chapada: Chamas no Vale do Capão já ameaçam nascente do Riachinho e gerais da Fumaça
Fogo na Chapada: Novo incêndio é relatado por brigadista em Andaraí: “Não fomos alertados”

Mais um dia de combate
A sexta-feira (4) foi de trabalho intenso no Vale do Capão. O dia começou com combate ao fogo do Sobradinho, que seguiu rápido para a região do Boqueirão, onde fica a nascente do Riachinho e também sentido gerais da Fumaça. “Logo cedo, a primeira equipe de voluntários já estava na serra. Tivemos apoio da PrevFogo e do ICMBio, porém não havia brigadistas suficientes para conter o fogo”.

Segundo a ACV-VC, durante o dia, aeronaves auxiliaram no combate e também no transporte dos brigadistas até os focos. No informe desta noite de sexta-feira, também houve uma convocatória para atuação logo pela manhã, às 6h, deste sábado (5). O local onde funciona a sede da associação no Vale do Capão, segue sem contato por telefone.

Jornal da Chapada

Leia também
Não há motivos para cancelar viagem à Chapada Diamantina, informa associação
Mesmo com incêndios, visitação ao Parque Nacional da Chapada Diamantina não está interrompida
Vale do Capão tem trilhas para cachoeiras e histórias da Chapada Diamantina

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

2 Comentários Sinta-se livre para participar desta conversa.

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.