Ibametro prorroga Operação Natal Seguro em municípios baianos

Postado em dez 11 2015 - 3:38pm por Jornal da Chapada
foto5

O diretor-geral do Ibametro, órgão coordenador da Rede de Consumo Seguro e Saúde na Bahia, Randerson Leal | FOTO: Divulgação/Ascom |

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e a Rede de Consumo Seguro e Saúde na Bahia (RCSS-BA) decidiram prorrogar para 18 de dezembro o encerramento da Operação Natal Seguro. Desde segunda-feira (7), foram fiscalizados estabelecimentos em diversos municípios baianos, onde foram apreendidas dezenas de brinquedos do mercado formal. A não-conformidade mais frequente foi a ausência do selo do Inmetro, além disso foram encontrados produtos ilegais e não seguros, um deles com grande possibilidade de causar estrangulamento e sufocamento.

O diretor-geral do Ibametro, órgão coordenador da Rede de Consumo Seguro e Saúde na Bahia, Randerson Leal, destacou a importância da continuidade da operação “O acidente com produtos infantis é uma das principais causas da mortalidade infantil até 14 anos no Brasil. Fora do mercado formal é frequente encontrarmos brinquedos falsificados. Por isso, orientamos que o cidadão faça as suas compras em estabelecimentos legais, e que, ainda assim, verifique na embalagem o selo do Inmetro e a recomendação de faixa etária dos brinquedos, além de ler as instruções de uso e retirar o brinquedo da embalagem antes de entregar à criança”.

O objetivo da operação é conscientizar os cidadãos sobre os cuidados a serem tomadas ao adquirir brinquedos e retirar do mercado produtos não-conformes com a legislação em vigor no país exatamente neste período em que há incremento na venda de produtos infantis. Caso o cidadão encontre produtos com o selo falsificado ou sem o selo no mercado formal, deve denunciar à Ouvidoria do Ibametro, pelo 0800 071-1888 ou pelo site do Ibametro.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.