Ícone do site Jornal da Chapada

Fogo na Chapada: Incêndio em Jacobina se alastra e dizima fauna e flora; confira imagens

foto5
Brigadistas pedem ajuda para controlar as chamas que consomem a região de Itaitu | FOTO: Reprodução/Jacobina Notícias |

Há quase uma semana a cidade de Jacobina, localizada na Chapada Norte, também tem sofrido com o fogo ameaçando nascente, rios, vegetações e animais. No último fim de semana, o incêndio chegou ao povoado de Itaitu, um dos destinos turísticos mais frequentados por quem visita Jacobina, e os relatos que chegam do local do incêndio são alarmantes.

As chamas, que tiveram início no povoado de Itapicuru, se alastraram pela região da Canavieira, chegando próximo ao Parque Estadual das Sete Passagens, em Miguel Calmon, mas foi contida pelos brigadistas do parque. Infelizmente o fogo chegou em Itaitu.

Muitos voluntários estão combatendo o incêndio há uma semana, acampados na mata. Brigadistas do Corpo de Bombeiros estão em Jacobina, e até um avião foi alugado pela mineradora local para ajudar a controlar as chamas, mas não conseguiram obter êxito.

Às 3h da madrugada desta segunda-feira (14), alguns voluntários tentaram salvar os animais da devastação causada pelo fogo, mas as notícias são desanimadoras. Mesmo diante de todos os esforços, o fogo avança e consome tudo pela frente, deixando as equipes em risco e exausta após dias de sucessivas tentativas.

Os grupos de voluntários necessitam de doações para continuar no combate | FOTO: Reprodução/Jacobina Notícias |

Leia também:
Justiça Federal acolhe ação das Defensorias da União e do Estado para combate a incêndios na Chapada

Ibicoara: Parque onde fica a cachoeira do Buracão será reaberto nesta segunda; entenda o fechamento

Fogo na Chapada: Incêndio em Andaraí atinge Ilha do Rio Paraguaçu; veja fotos

Governo informa que comprou R$ 500 mil em equipamentos para uso de brigadistas na Chapada Diamantina

Desespero na luta contra o fogo
O voluntário Wesclei Rios, instrutor de rapel conhecido como Ameixa, faz um relato chocante sobre a situação em que se encontra a região de Itaitu. “Não estou tendo mais força, a luta aqui está grande. Eu estou há uma semana dentro dessa mata esperando ajuda e não chega ajuda. O avião não veio hoje e aqui está tenso o clima. Eu tenho imagens chocantes dos bichos morrendo, dos animais queimando, a mata em chamas. Preciso de ajuda!”, disse o voluntário desesperado com o avanço das chamas.

Os grupos de voluntários necessitam de doações para continuar no combate aos focos de incêndios: água, alimentos, equipamento, ajuda financeira e, principalmente, voluntários. Jornal da Chapada com informações de Jacobina Notícias

Confira vídeo e imagens do fogo publicados pelo site Jacobina Notícias:

Leia também
Novos incêndios atingem Barra da Estiva e Andaraí; Morro do Ouro e Roncador sob ameaça
Fogo na Chapada: Ventos fortes durante a noite aproximam chamas de casas de povoado no Vale do Capão
Situação volta a complicar na Chapada Diamantina; Capão, Ibicoara e Lençóis combatem chamas

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas