Ícone do site Jornal da Chapada

Fogo na Chapada: Incêndio em Jacobina avança e atinge distritos da região

fopto5
Defensoria Pública integra Comitê de Gerenciamento de Crise que acompanha a situação | FOTO: Reprodução/DPE-BA |

Após mais de 40 dias de incêndio no Parque da Chapada Diamantina, o fogo já avança para outras cidades e distritos, a exemplo de Jacobina. Na cidade, a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), representada pela defensora pública Dianna Suedde, é uma das instituições a acompanhar a situação de perto com o objetivo de discutir as melhores estratégias de combate ao fogo e avaliar as necessidades técnicas dos órgãos envolvidos na operação.

De acordo com Suedde, desde a liminar concedida pela Justiça após ação conjunta da DPE e DPU pedindo a intensificação de esforços no combate ao fogo, um helicóptero, um carro e kits de equipamentos de proteção individual (EPIs) chegaram à Jacobina para ajudar no controle das chamas e no transporte de mantimentos aos brigadistas, bombeiros e voluntários que atuam no local.

“O incêndio da Chapada tem afetado não apenas a fauna e a flora da região, mas também a vida das pessoas que moram e trabalham aqui. Ontem [segunda, 14] mesmo tivemos de oficiar duas empresas para que liberassem seus funcionários já que estes possuíam experiência em combate a incêndios, o que é de extrema importância agora”, pontuou a defensora pública, que é Especialista em Direito Ambiental pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Os focos de incêndio na região começaram a se alastrar desde o dia 7 de dezembro | FOTO: Reprodução/Jacobina Notícias |

Leia também:
Rui Costa determina manutenção de efetivo no combate aos incêndios na Chapada Diamantina

Brigadistas da Defesa Civil Nacional já estão na Chapada Diamantina; confira situação atual

Fogo na Chapada: Vale do Capão está sem ameaças de incêndios; Lençóis ainda não recebeu EPIs

Fogo na Chapada: DPE, DPU, Justiça e Promotoria Militar pedem apoio das forças armadas no combate a incêndios

Os focos de incêndio na região começaram a se alastrar desde o dia 7 de dezembro, quando o fogo chegou à região de Vila de Itaitu, em Jacobina. Novos pontos já foram identificados próximos à empresa Yamana-Gold (JMC – Jacobina Mineração e Comércio), na divisa com o Parque Estadual Sete Passagens em Miguel Calmon, Serras do Piancó, Timbó, Coréia, Alto da nascente da Cachoeira Véu de Noivas em Itaitu e na região da Jaboticaba. Apesar do combate de brigadistas voluntários e dos 90 brigadistas da empresa, com o apoio dos municípios de Miguel Calmon e Jacobina, além de 30 pessoas do Parque Estadual Sete Passagens, em Miguel Calmon, o incêndio não conseguiu ser debelado.

Comitê de Gerenciamento de Crise
Instalado após reunião ocorrida nesta segunda-feira, 14, o objetivo do Comitê de Gerenciamento de Crise é mobilizar aproximadamente 120 homens para trabalhar no combate ao incêndio que destrói a fauna, a flora e as comunidades locais. Além da Defensoria estadual, o grupo é formado pelo Ministério Público, secretarias estadual e municipal do Meio Ambiente, Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros da Polícia Militar.

Ainda fazem parte a secretaria de Turismo, Corpo de Bombeiros, Associação de Ação Social e Preservação das Águas, Fauna e Flora da Chapada do Norte (ASPAFF), Chapada do Norte (Associação de ação social e preservação das águas, fauna e flora da Chapada do Norte), Civis Voluntários de Jacobina, responsáveis pela Yamana, brigadistas voluntários, representantes do Inema, além dos prefeitos de Jacobina e de Miguel Calmon. As informações são de Camila Moreira, extraídas do site da Defensoria Pública da Bahia.

Confira vídeo de combate ao fogo em Jacobina:

Leia também:
Chapada: Chamas retornam em Ibicoara e brigadistas reclamam de negligência no monitoramento
Chapada: MP vai apurar situação de combate a queimadas na região de Jacobina
Governo anuncia o envio de mais dois helicópteros para combater incêndios na Chapada Diamantina
Fogo na Chapada: Brigadistas de Lençóis recebem mais ajuda voluntária e reclamam da falta de apoio do município

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas