Ícone do site Jornal da Chapada

Fogo na Chapada: Chamas são controladas em Ibicoara depois de mais um final de semana de terror

foto5
Ibicoara teve mais uma final de semana de terror com o fogo ameaçando casas do município | FOTO: Cláudia Santos/Facebook |

O fogo voltou a ganhar força em Ibicoara, na Chapada Diamantina, durante o final de semana, e foi controlado no domingo (27), depois de ameaçar residências de localidades do município. Dessa vez, a área atingida foi a serra da Bocaina, nos arredores de Ibicoara e houve relatos de que as chamas poderiam atingir as residências. De acordo com informações, o novo incêndio começou na tarde do último sábado (26) e não se sabe o que causou a queimada. De acordo com o presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, em contato com o Jornal da Chapada, nesta segunda-feira (28), o fogo em Ibicoara foi controlado por moradores e brigadistas voluntários que atuaram no local.

“Ontem [domingo, 27] o fogo foi controlado em Ibicoara pela tardinha. O El Niño continua forte, provocando sol muito quente e dificultando os combates. A hora não é de comemorar, mas de fiscalização e monitoramento, mesmo porque não dá para comemorar mais de 70 mil hectares queimados e a perda de bilhões de vidas do nosso bioma”, esclarece Vieira. Os dados apresentados pelo governo da Bahia e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o Parque Nacional da Chapada Diamantina, apontam que cerca de 55 mil hectares foram queimados dentro e fora do parque.

Homero Vieira é presidente da Cifa e se tornou um dos maiores críticos da atuação de combate ao fogo na região | FOTO: Divulgação |

Leia também:
Fernando Gabeira acompanha combate aos incêndios na Chapada; 55 mil hectares já foram destruídos

Brigadistas do Prevfogo/Ibama seguem atuando no combate ao fogo na Chapada Diamantina

Fogo em Rio de Contas segue em direção a Abaíra; Brigadista fala sobre mudança no combate

Ainda conforme o presidente da Cifa, agora é o momento de investir em prevenção. Homero também criticou a falta de organização nos combates e voltou a lembrar que não se resolve a situação com ações paliativas. “Há muitos anos os governos aprenderam a usar a política de instalar o caos e depois, com ações paliativas, saem como heróis. Não podemos esquecer que os mais de 70 mil hectares queimados foram por negligência do Estado e da União, pois todos sabiam do El Niño e da grande biomassa acumulada e nada foi feito”, completa.

Ao se referir ao programa ‘Bahia Sem Fogo’, criado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Homero Vieira diz que “a ação parece ser antagônico em relação à quantidade de incêndios que nos acomete. Poderia mudar o nome para ‘Bahia Apaga Fogo’”.

Fogo em Ibicoara ameaçou residências antes de ser controlado por moradores e brigadistas voluntários | FOTO: Reprodução/Facebook/Cifa |

Leia também:
Segundo ICMBio, chamas já consumiram 23 mil hectares do Parque Nacional da Chapada Diamantina

Utilização de verbas nos combates aos incêndios na Chapada Diamantina é vistoriada por defensorias públicas

Fogo na Chapada: Kits para combater incêndios são ineficientes e de baixa qualidade, apontam voluntários

Atual situação dos focos na Chapada Diamantina
Apesar das chamas terem sido controladas em Ibicoara, outros municípios também relatam problemas por causa dos incêndios. Em Rio de Contas, por exemplo, até a noite do domingo (27), as chamas não foram contidas e há dificuldades nos combates neste localidade.

“Os incêndios em Barra da Estiva, Lençóis e Rio de Contas ainda estão sem combates e sem apoio do Estado. O fogo continua apesar das autoridades afirmarem que está sob controle. Após uma certa calmaria, todos sumiram, mesmo sabendo que o El Niño e o sol quente continuam favorecendo para as chamas se alastrarem. É uma vergonha, descaso, amadorismo nem sei mais como definir tudo isso que está acontecendo este ano na Chapada Diamantina”, finaliza Homero, em entrevista ao Jornal da Chapada.

Jornal da Chapada

Confira mais imagens do fogo em Ibicoara:

1 / 6
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas