Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Vereador denuncia prefeito ao MPF por crime contra o Rio Utinga

fotot5
O gestor do município de Utinga estaria construindo um parque aquático às margens do rio | FOTO: Divulgação |

Enquanto gestores de municípios da Chapada Diamantina buscam dos governos alternativas e soluções para a preservação do Rio Utinga, o prefeito do município de Utinga, Alberto da Silva Muniz (PSD), segue na contramão. Ele é acusado de cometer crime ambiental contra o manancial ao construir um parque aquático a poucos metros da nascente do rio, que é o segundo maior afluente do Paraguaçu, e o responsável pelo abastecimento de mais de 40 mil pessoas na região.

Nanan do PSDB fez a denúncia ao MPF, em Salvador | FOTO: Divulgação |

Leia também:
Chapada: Governo se reúne com Movimentos Sociais para discutir ações no Rio Utinga

Chapada: Protesto às margens da BR-242 pede a revitalização do Rio Utinga; confira vídeos e fotos

Chapada: Morte do Rio Utinga deixará 40 mil pessoas sem água; reunião com governo vai debater o assunto

A denúncia, que é do vereador do município de Utinga, Eliano Fereira de Lima, o popular Nanan do PSDB, foi encaminhada ao Ministério Público Federal no dia 26 de outubro do ano passado.

O atual prefeito de Utinga, Alberto Muniz | FOTO: Reprodução |

“Enquanto lutamos pela preservação e revitalização do Rio Utinga, em menos de seis meses após o início da obra, o prefeito Alberto Muniz já promoveu o desmatamento de uma extensa área de preservação permanente. E eu, junto com meus colegas de bancada, não tivemos outra alternativa, a não ser denunciar esse crime ao doutor Samir Cabus Naschef Júnior, procurador do Ministério Público Federal, na Regional de Irecê”, destaca o vereador Nanan.

O edil do PSDB ainda informou que as obras estão sendo realizadas com recursos do governo federal, e, embora seja intitulada de ‘revitalização da orla do Rio Utinga’, foi amplamente divulgada pelo prefeito como Parque Aquático. “O maior absurdo é o local onde está sendo realizada a obra, onde é feita a captação de água da Embasa”, completa.

Jornal da Chapada

Confira mais imagens do suposto crime ambiental:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas