Bahia: Comunidades rurais recebem R$ 455 mil em convênio para recuperação de barragem

Postado em fev 11 2016 - 3:42pm por Jornal da Chapada
foto67

A assinatura desse convênio garante a recuperação da capacidade de reserva hídrica na comunidade | FOTO: Divulgação/SDR |

“Água é prioridade neste governo”. Com essa afirmação o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, assinou um convênio para a recuperação de uma barragem de terra na comunidade de Carro Quebrado, localizada no município de Uauá, nesta quinta-feira (11), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O convênio, firmado entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR, e a Associação de Desenvolvimento Sustentável do Interior Uauaense, no âmbito no programa Água para Todos, tem o investimento total de R$ 455.075,90 mil.

Além da recuperação da barragem para armazenamento de águas pluviais, o projeto é composto também pela construção de uma lavanderia comunitária com dois tanques e um bebedouro para animais e beneficiará diretamente 40 famílias da localidade e a população da região. De acordo com o titular da SDR, a assinatura desse convênio garante a recuperação da capacidade de reserva hídrica na comunidade, alcançando o objetivo de servir como armazenamento de água.

“Vamos proporcionar a segurança hídrica do reservatório para o abastecimento animal e o desenvolvimento das culturas de subsistência, em regime de agricultura familiar”, destacou Rodrigues. Segundo o superintendente da CAR, Jeandro Ribeiro, o intuito é que já no próximo ano haja um estoque de água à disposição dessas famílias. “Dessa forma, vamos assegurar que essas pessoas possam satisfazer suas necessidades básicas e a permanência delas no campo”.

O presidente da associação, Manoel Ribeiro, afirmou que a expectativa é grande em relação ao convênio. “Essa barragem abastecia a toda região e hoje a carência de água é muito grande. Dependemos de carro pipa e de pequenas barragens do entorno que não são suficientes para a demanda. A recuperação vai trazer de volta nosso abastecimento e a nossa independência em relação à água”.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.