Ícone do site Jornal da Chapada

#Turismo: Conheça atrativos e belezas naturais da região da Chapada Diamantina

A região tem locais extensos e ricos em ecossistemas e biodiversidade, com atrativos desportivos e de lazer | FOTO: Jornal da Chapada |

O Parque Nacional da Chapada Diamantina foi criado em 1985 e conta com uma área de 152 mil hectares distribuídos pelos municípios de Andaraí, Ibicoara, Iramaia, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras. Os tesouros naturais do Parque Nacional da Chapada Diamantina, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (IcmBio) estão em todos os locais dessa área tão extensa e rica em ecossistemas e biodiversidade, com atrativos desportivos e de lazer como em nenhum outro lugar há. São trilhas que nos levam a rios, lagos e cachoeiras, montanhas e serras de tirar o fôlego, conheça algum desses atrativos. Além das trilhas dentro do parque, também tem os locais em seu entorno, com belezas tão deslumbrantes quanto as que são encontradas na área que compreende a região de proteção ambiental.

Leia também:
Chapada: Cachoeiras da Fumaça e Buracão entre as 15 mais bonitas do Brasil; confira uma das trilhas
Circuito do Ouro, Chapada Sul e os três picos mais altos do Nordeste; conheça as trilhas em Rio de Contas
Mucugê, Igatu e Andaraí são mais opções de trekkings na Chapada Diamantina; conheça roteiros

A Cachoeira da Fumaça fica no município de Palmeiras | FOTO: Reprodução/Chapada Adventure |

Cachoeira da Fumaça
Considerada uma das maiores quedas d’água do país, a Cachoeira da Fumaça conta com impressionantes 340 metros de queda e uma vista espetacular. Localizada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, é o atrativo mais procurado pelos viajantes que gostam de curtir a emoção de estar no topo dessa cachoeira.

Cachoeira do Buracão fica no município de Ibicoara | FOTO: Olho de Guia |

Cachoeira do Buracão
A Cachoeira do Buracão, que fica no Parque Municipal de Ibicoara, é considerada uma das mais bonitas da região, tem 85 metros de queda d’água e está localizada em um belo cânion de pedras folhadas. Para ter acesso a cachoeira, que fica no extremo sul do parque, é preciso percorrer um trilha agradável à margem do rio.

O Morro do Pai Inácio guarda segredos e encantos | FOTO: Reprodução |

Morro do Pai Inácio
O morro do Pai Inácio, no Parque Municipal de Palmeiras, é um dos atrativos mais procurados na Chapada Diamantina, porque de lá se tem uma vista privilegiada de boa parte do Parque a 1.120 metros de altitude. Acesso é facilitado por uma estrada que vence boa parte do desnível. Apenas os últimos 800 metros é feito a pé. O visual do pico é considerado o cartão postal da Chapada e de quebra, lá no topo você ouve a famosa Lenda do Morro do Pai Inácio!

A Gruta da Lapa Doce fica no município de Iraquara | FOTO: Açony Santos |

Gruta da Lapa Doce
Essa gruta fica no entorno do parque nacional e é a terceira maior caverna do Brasil, com 20 km mapeados e 850 metros abertos para visitação. Se difere da maioria das cavernas da região por ser ampla, arejada e de fácil acesso. A gruta de Lapa Doce fica no município de Iraquara e faz parte do complexo de cavernas calcárias da Chapada Diamantina.

Leia também:
Trekking pelo Vale do Pati é um dos mais procurados na Chapada Diamantina; confira aqui
Nova série revela trilhas e aventuras em diferentes regiões da Chapada Diamantina
Empresa aérea oferece pacotes turísticos para a Chapada Diamantina

O Vale do Pati fica no município de Andaraí e é uma das trilhas mais procuradas | FOTO: Jornal da Chapada |

Vale do Pati
No coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o Vale do Pati fica no município de Andaraí e é uma das trilhas mais procuradas. Na travessia do Vale do Capão/Andaraí ou vice-versa é possível ter acesso ao Cachoeirão, com várias quedas d’água, sem fala no morro do Castelo.

“A trilha é considerada a terceira trilha mas cobiçada do mundo perdendo apenas para Machu Picchu, no Peru, e o Caminho de Santiago, na Espanha”, salienta o presidenta da Cifa, Homero Vieira. Em Andaraí tem ainda Cachoeira do Ramalho, que fica dentro do parque nacional, além das cachoeiras dos Cristais e Três Barras, também ficam dentro do parque.

O Poço Azul fica no município de Nova Redenção | FOTO: Jornal da Chapada |

Poço Azul
O poço azul, no município de Nova Redenção, e no entorno do parque, é um dos atrativos mais visados da Chapada. A gruta de águas azuis provocadas pela luz do Sol que invade o cenário resulta em um verdadeiro capricho natural e geológico. O poço azul fica no município de Nova Redenção e é convidativo para um banho renovador.

O Poço Encantado fica no município de Itaetê | FOTO: Branco Pires |

Poço Encantado
No município de Itaetê, também fora do parque nacional, o Poço Encantado é uma das grandes atrações. Considerado um dos passeios mais exuberantes da região, o poço tem cerca de 60 metros de profundidade e as águas incrivelmente cristalinas permitem perceber toda o cenário que o cerca. O local é invadido por um feixe de luz que parece dar razão ao encantamento do lugar.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas