Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Trabalhadores aprovam prestação de contas e pedem a permanência do presidente João Aparecido

foto67
As contas foram aprovadas por unanimidade | FOTO: Reprodução |

No dia 8 de abril (última sexta-feira), aconteceu a Assembleia Ordinária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e de Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) do município de Boa Vista do Tupim. O evento foi realizado no auditório Alfredo Francelino Moreira e teve como objetivo analisar, julgar e aprovar a prestação de contas do exercício financeiro do ano de 2015. A assembleia, que começou às 9h, foi comandada pela diretoria de entidade que tem como presidente João Aparecido Teixeira da Silva e contou com a participação maciça dos associados. Participaram do evento a secretária-geral da entidade Cristiane Santos da Silva e a secretária de finanças, Nelma da Conceição Oliveira.

Prestigiaram o evento o atual presidente do Sindicato de Iraquara e representante do Polo Sindical da Chapada Diamantina, Suede de Jesus Neves Filho, a advogada do sindicato doutora Janedir Gomes, o gerente da Sicoob/Sertão de Boa Vista do Tupim, Pastor Jorge Soares, o assessor contábil do sindicato, Pedro de Araujo Teles. Estiveram ainda Izania Silva dos Santos, representante da Auto Escola Dinâmica (Itaberaba), do professor e presidente da cooperativa de Leite de Boa Vista do Tupim, Laudelino Martins, do professor do Curso de Informática, Rodrigo, e de Olavo Santos de Oliveira, diretor de Esporte do município de Boa Vista do Tupim.

A assembleia começou com a leitura do edital de convocação e explanação contábil da entidade, com apresentação de arrecadação, receitas e despesas. “Entre os feitos do ano de 2015, destacamos a reforma no anexo II, aquisição de cortinas para o auditório; aquisição de bebedouro elétrico e mesas, além de ter trocado o Fiat Uno pela Fiat Strada”, disse o presidente do sindicato, que ainda relatou os serviços prestados aos associados como exames de vista, distribuição de cesta básica, visitações em comunidades, assistência advocatícia e outros.

O evento foi conduzido pela diretoria do sindicato, presidida pelo trabalhador João Aparecido Teixeira | FOTO: Jornal da Chapada |

Prestação de contas
A prestação de contas foi feita pelo contador, Pedro Teles, que fez um relato minucioso das despesas e receitas da entidade no ano de 2015 pra depois ser posto em votação entre os associados presentes. O relatório foi aprovado por unanimidade, o que evidencia o reconhecimento da gestão de João Aparecido, que preza pela eficiência na aplicação dos recursos provenientes da contribuição dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Para quem não sabe, o agora STR foi fundado em 24 de fevereiro de 1979, e é uma entidade filiada ao Polo Sindical da Chapada Diamantina, com sede em Seabra, à Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (Fetag/Bahia) e à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Como sempre, há um momento durante as assembleias ordinárias do Sindicato em que o presidente João Aparecido abre espaço – de cinco minutos – para algumas pessoas anunciarem projetos e serviços de interesse dos associados e da comunidade.

Dessa vez, os contemplados foram o presidente da Cooperativa de Leite de Boa Vista do Tupim, o professor do Curso de Informática, a representante da Auto Escola Dinâmica, além do gerente da Sicoob/Sertão, da advogada do sindicato e do presidente do Polo Sindical da Chapada Diamantina.

Cooperativa de Leite de Boa Vista do Tupim
O presidente da cooperativa apresentou um projeto que visa estimular e aumentar a produção de leite, com sustentabilidade e como alternativa de geração de trabalho, renda e fortalecimento da agricultura familiar. Segundo ele, o projeto será desenvolvido em parceria com o Sebrae e outros órgãos técnicos que vão ajudar na implementação da bacia leiteira do município. “Nós vamos preparar o cidadão morador da zona rural, aquele que tem uma propriedade e que dispõe de três, quatro ou cinco vacas para que possa tirar leite o ano inteiro como fazem pessoas de outras regiões”, destacou Laudelino Martins.

A assembleia contou com a participação dos associados | FOTO: Jornal da Chapada |

Assessoria Jurídica
Já a advogada Ginaldir Soares de Souza falou sobre uma novidade que agradou todos os associados, que foi a possibilidade jurídica de correção na cobrança abusiva da tarifa rural de energia elétrica. Ou seja, todos que estão pagando ou pagaram a mais de 0,19 %, que é a tarifa sugerida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em suas contas de luz, podem agora requerer o ressarcimento por meio da Justiça. O assunto, que segundo ela já tem jurisprudência, interessou tanto os trabalhadores e trabalhadoras que o presidente do sindicato vai marcar um dia para a advogada atender os associados, examinando caso a caso.

Sicoob/Sertão
O gerente da cooperativa Sicoob/Sertão de Boa Vista do Tupim falou das vantagens dos associados do sindicato em receberem seus benefícios pela entidade, destacando o tratamento igualitário que poderão dispor em empréstimos rural, com isenção de tarifas, sem falar que parte do lucro anual da cooperativa, que são rateados entre os associados.

Auto Escola Dinâmica – Itaberaba
A representante da Auto Escola Dinâmica, do município de Itaberaba, explicou como os associados ou filhos de associados devem fazer para tirar sua habilitação (CNH) e agradeceu ao presidente João Aparecido por liberar o auditório do Sindicato para realização das aulas teóricas. Segundo ela, sem esse espaço, nada poderia ser realizado no município.

Representante do Polo Sindical da Chapada Diamantina
Já o atual presidente do sindicato de Iraquara e representante do Polo Sindical da Chapada Diamantina, Suede de Jesus Neves Filho, falou da conjuntura nacional, focando na crise econômica e política em que o país está mergulhado, ressaltando os projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e que ameaçam conquistas da classe trabalhadora. Segundo ele, há pelo menos 25 projetos com esse propósito tramitando de forma silenciosa nas duas casas legislativas.

“Estamos correndo o risco de perder o que conquistamos neste período. No pacote será discutida e votada a idade e o tempo de contribuição para aposentadoria de homens e mulheres, aumentando de 85 para 95 anos para mulheres e homens. Isso é ruim para os mais pobres, que começam a trabalhar muito cedo e contribuem durante muitos anos”.

O sindicalista informou que os trabalhadores rurais vão começar a participar ativamente da política, elegendo representantes para ter quem os defendam nas esferas dos poderes legislativos, afirmando que hoje dos 513 deputados federais só 12 defendem abertamente os direitos dos trabalhadores, dentre eles, o deputado federal pela Bahia Daniel Almeida (PCdoB).

A explanação contábil do exercício financeiro de 2015 foi feita pelo contabilista da entidade, Pedro Teles | FOTO: Jornal da Chapada |

E para garantir que estes projetos não sejam aprovados, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (Fetag-BA) está mobilizando os trabalhadores e trabalhadoras da Chapada Diamantina para participarem do “Grito da Terra Brasil 2016” – que acontece de 21 a 24 de abril em Brasília.

O ‘Grito da Terra Brasil’ é a principal ação de massa convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). O evento reúne anualmente, na capital federal, milhares de pessoas de todo o país, entre lideranças, agricultores familiares, assalariados rurais, assentados e acampados da reforma agrária, dentre outros que apoiam as bandeiras de luta da população rural.

No espaço democrático, o sindicalista também falou das eleições municipais e sindicais, essa última acontece em dezembro deste ano. Durante sua explanação, os associados se manifestaram aclamando o nome do atual presidente João Aparecido. A manifestação eufórica dos trabalhadores deu a entender que se João Aparecido se candidatar, com certeza, será reeleito para continuar o trabalho de fortalecer a entidade e aumentar sua legitimidade perante a classe. Vale ressaltar que, no final da Assembleia Ordinária, os associados participaram de sorteios de brindes e logo depois foi servido um coquetel.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas