CidadesCulturaCuriosidadesMenu Principal

Chapada: Comemoração ao Dia Nacional do Chorinho acontece em Lençóis

choro
Os músicos locais vão contar a história do chorinho tocando composição de grandes nomes do gênero | FOTO: Ilustração/Arquivo |

O feriadão de Tiradentes terá boas atrações musicais na Chapada Diamantina. Muitas delas são em torno do Dia Nacional do Chorinho, 23 de abril. Em Lençóis a data será comemorada pelo Grupo de Choro Labuta com o show Pixinguinha & Outros Chorões, na Casa de Cultura Afrânio Peixoto, às 20h, com ingressos no valor de R$20. O grupo é formado por músicos locais, “que acreditam na importância de difundir o ritmo fundador da música popular brasileira”, conforme observa o músico Marcel Jaques Haj, que faz a direção musical do show.

O chorinho surgiu no século XIX da fusão de ritmos vindos da Europa com ritmos locais, tendo como precursores os compositores Joaquim Callado, que é considerado o ‘pai do choro’, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazaré. No século XX muitos outros compositores aderiram ao novo ritmo, mas foi com Pixinguinha que o choro se consolidou como gênero musical. A data do seu nascimento, dia 23 de abril, foi escolhida para ser o Dia Nacional do Chorinho.

O Grupo Labuta vai contar essa história tocando composições de grandes “chorões”, como Pixinguinha, Joaquim Callado, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazaré, Zequinha de Abreu, Waldir Azevedo e muitos outros. Para esta apresentação, o grupo tem na sua formação os músicos Marcel Jaques Haj Lima (flauta, clarineta e sax), Ostilho Moura Jorge Filho (cavaquinho), Tiago de Oliveira Gusmão (violão 7 cordas), Marcelo Mancini (violão) e Ramiro Barbosa (pandeiro).

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios