O professor de história da rede estadual Alfredo Araújo doou na segunda-feira (25) cerca de 400 livros de sua coleção pessoal para a biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), campus de Jacobina, na Chapada Diamantina. São obras de áreas como história, educação, filosofia e literatura.
No acervo doado estão autores como Gilberto Freyre, Celso Furtado, Jürgen Habermas, Eça de Queiroz e Max Weber. O docente, que já lecionou na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), informou que, ao conhecer os livros, muitos amigos o aconselharam a vendê-los ao invés de doá-los.
“Com essa doação não sinto que estou perdendo mas compartilhando conhecimentos com outras pessoas. Num país de analfabetos você poder doar livros é emocionante”, lembrou Alfredo. O professor parabenizou o IFBA pelo interesse em abrigar a coleção. Após a doação, a biblioteca do campus vai catalogar os livros para que integrem o acervo da instituição. Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br.