Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Lançamento de livro sobre revitalização do Paraguaçu acontece em Lençóis

livro
A iniciativa faz parte de uma série de atividades promovidas pelo Projeto Semeando Águas do Paraguaçu | FOTO: Reprodução/Sema |

A cidade de Lençóis recebeu na última quarta-feira (11) representantes da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) no II Diálogo das Águas, evento de apresentação de resultados e lançamento do livro do projeto Semeando Águas no Paraguaçu. Ao final do evento ocorreu o lançamento e distribuição do livro “Semeando Águas no Paraguaçu”, que contou com a contribuição de gestores e especialistas envolvidos, como o promotor de Justiça regional ambiental, Augusto César Matos, que enalteceu o empenho de todos os envolvidos, principalmente da comunidade da região. “Os recursos naturais são responsabilidade de todos, por isso é essencial a participação dos mais diversos agentes da sociedade civil, governo, empresas, entre outros”.

A iniciativa faz parte de uma série de atividades promovidas pelo Projeto, que é realizado pela Conservação Internacional (CI) em parceria com a Sema e o Inema, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental. O encontro contou com a participação da comunidade local, de assentamentos rurais, além de professores e alunos do Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina (Cetep). “A intenção deste evento é apresentar os resultados e desafios encontrados no projeto, identificando as oportunidades para a bacia do Rio Paraguaçu”, explicou o diretor de Políticas de Biodiversidade e Florestas da Sema, Murilo Figueredo.

Desde março de 2014, quando o Projeto foi iniciado, 70 hectares de áreas de nascentes e áreas estratégicas ao longo do curso d’água do Rio Paraguaçu e afluentes estão sendo restauradas, por meio do plantio de 45 mil mudas de plantas nativas. Foram realizados também à adequação ambiental de mais de 70 pequenas propriedades rurais com a inclusão no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), as ações do projeto contemplam ainda a elaboração do plano estratégico junto com um banco de projetos, para manutenção e recuperação da capacidade hídrica da bacia, em parceria com o Comitê de Bacia do Paraguaçu.

Um dos beneficiários e parceiro do projeto, Wilson Pianissola, da direção estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ressaltou a mobilização dos moradores de assentamentos rurais da região para a preservação dos rios e vegetação nativa. “Visto a gravidade dos problemas ambientais vivenciados, o papel de quem vive na região e utiliza o solo para a produção é ainda mais importante para a conservação da água. O meio ambiente é uma preocupação diária dos assentados, por isso temos pautado em nossas reivindicações, incentivos para a restauração e preservação das florestas”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas