CidadesCuriosidadesEsportesMenu Principal

Chapada: Caminhadas pelos Gerais do Vieira e do Rio Preto atraem turistas do mundo todo

gerais
Trilhas pelos gerais são alternativas para chegar a pontos turísticos importantes da região | FOTO: Reprodução/Rui Rezende |

A trilha para o Gerais do Vieira pode ser feita saindo do Vale do Capão (Palmeiras) ou, no sentido contrário, de Mucugê. Por esta última opção se vai ao povoado Guiné (Mucugê) onde o acesso é feito por um morro e logo no início, uma subida íngreme que dura cerca de duas horas. É possível parar em alguns trechos para descansar e contemplar a paisagem. Lá em cima a caminhada é tranquila, mas é recomendado que se use roupas de proteção, protetor solar e repelente. Por cuidado é bom ter remédios de uso comum para eventuais problemas. A presença dos guias também é muito importante.

Durante um dia se caminha dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina e a parada para o lanche pode ser feita no mirante com vista para o famoso Vale do Pati, onde acontece um trekking de três a cinco dias para os mais aventureiros. Como é uma trilha que necessita um pouco mais de disposição, não se encontra muitas pessoas fazendo a caminhada. Depois de avançar bastante no caminho existem duas grandes descidas. A primeira descida é chamada ladeira do Quebra Bunda.

Com mais de um quilômetro de extensão, a ladeira é formada por pedras de diferentes tamanhos, o que acaba cansando os caminhantes. Como a descida é bastante íngreme o resultado foi que demoramos um tempo maior para poder concluir. Atenção e paciência são fundamentais nesse tipo de terreno para evitar acidentes. Mais à frente, já próximo da chegada, se passa pela Ladeira do Bomba, uma trilha estreita em meio a vegetação fechada, mas nada que fosse muito complicado de passar.

Pequenos riachos no caminho também fazem parte da harmonia do lugar, e em um deles, aproveitamos para encher nossas garrafinhas, beber água e nos refrescar. Com o fim do dia se aproxima o fim da jornada, sendo preciso cruzar três riachos para poder chegar ao Capão. Mais ou menos vinte minutos depois esse trecho é vencido e só resta um bom descanso no distrito de Caeté-Açu (Palmeiras). Com informações do blog Ventura.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios