Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Deputado debate recuperação do rio Utinga com secretário de governo

foto6
Valmir Assunção com lideranças comunitárias da região e o secretário de SIHS, Cássio Peixoto | FOTO: Divulgação |

A situação do assoreamento, o uso indevido dos recursos hídricos e a recuperação do rio Utinga, na Chapada Diamantina, foram alguns dos temas tratados em reunião, nesta segunda-feira (25), entre o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) e o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto. Assunção levou uma comitiva de lideranças da região para tratar do assunto e passar informações sobre o diagnóstico socioeconômico e ambiental do rio Utinga, recuperação de sua mata ciliar, revitalização da bacia hidrográfica e construção de barragens.

“O rio Utinga está secando. Sua morte pode deixar sem água mais de 40 mil pessoas na região da Chapada. Temos de criar mecanismos para a revitalização hídrica do rio com as comunidades rurais que sobrevivem deste bem natural”, salienta Valmir ao lado do diretor regional do MST na Chapada Diamantina, Wilson Pianissola, e de lideranças das cidades de Utinga e Wagner. Também estiveram na reunião os técnicos das Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Meio Ambiente (Sema).

Conforme o parlamentar petista, o MST sempre esteve à frente das questões ambientais, com o desenvolvimento sustentável dos assentamentos de reforma agrária e, por isso, “é importante que o rio seja voltado para o consumo humano e produção”. “Debatemos um projeto de revitalização e uso racional do rio Utinga e sobre a importância que esse rio tem para a população local e sobre a responsabilidade que o MST sempre teve com essas questões”, completa.

Leia também:
Chapada: Rio Utinga tem recuperação de suas margens no Dia Nacional da Caatinga

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas