AssessoriaCidadesCuriosidadesMenu PrincipalMundo

Chapada: Equipe de TV alemã grava reportagem sobre arqueologia na região

alemanah
Equipe da emissora alemã na Serra das Paridas | FOTO: Reprodução/Guia Chapada Diamantina |

Uma reportagem sobre arqueologia foi realizada por uma equipe da emissora estatal alemã Zweites Deutsches Fernsehen (ZDF) na Chapada Diamantina entre os dias 11 e 13 de julho. Conduzido pela agência Volta ao Parque Ecoturismo, de Lençóis, o grupo formado por jornalistas, produtores e cinegrafistas visitou o Complexo Arqueológico Serra das Paridas, em Lençóis, e a cidade perdida Vila do Ventura, no município de Morro de Chapéu.

O professor e pesquisador do departamento de Antropologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Carlos Etchevarne participou desse momento. Pessoas da comunidade foram convidadas para acompanharem os registros e captação de imagens. Elas tiveram a oportunidade de participar do processo de produção e aprender sobre luminosidade, sombras, posicionamento da câmera, o uso de drone e outras técnicas.

Complexo Arqueológico Serra das Paridas
Formado por 18 sítios arqueológicos, o Complexo dispõe de quatro áreas para visitação com várias pinturas rupestres, que representam pessoas, animais e figuras geométricas bastante curiosas, como o desenho que lembra um extraterrestre, considerado o mascote do local. A origem do nome tem três versões: provavelmente se refere à pintura de uma mulher grávida de cócoras ou às vacas que costumavam parir no local, segundo os fazendeiros. Já os antigos moradores chamam o lugar de Serra das Guaribas.

Vila do Ventura
Seu patrimônio arquitetônico, juntamente com a rede de túneis da época do garimpo, ilustram o apogeu e o declínio da atividade econômica na região, transformando a Vila do Ventura em um sítio arqueológico importante para a história da mineração no estado. Dois casarios e uma capela foi o que restou dessa época. Hoje apenas poucas famílias moram no lugar, tornando-o conhecido como uma vila-fantasma. As informações são do Guia Chapada Diamantina.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios