Em uma grande festa com as cores dos partidos PT e PSD e mais de 3 mil pessoas, entre militantes de movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), líderes sindicais e comunitários referendaram a chapa majoritária ‘João e Maria’ – que vai concorrer aos cargos de prefeito e de vice-prefeito do município de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, no último domingo (31). A convenção partidária que homologou a chapa encabeçada pelo atual prefeito João Durval Passos Trabuco, o popular Gidu do PT, aconteceu na quadra coberta João Ribeiro de Freitas, no centro da cidade.
A solenidade começou com a apresentação dos pré-candidatos tanto a prefeito e vice como a vereador, composição da mesa, entonação do hino nacional e um louvor proferido pela cantora gospel Ailla Itaigara. Prestigiaram o evento lideranças políticas nacionais, estaduais, municipais, a exemplo do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), do suplente de deputado estadual Mário Jacó (PT), do pré-candidato a prefeito do município de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PSB), do pré-candidato à prefeitura de Itaetê, Valdes Brito (PT), e do ex-prefeito e líder político de Boa Vista do Tupim, Getúlio Sena Barros (PSD).
Esse último, responsável pela indicação da atual presidente da Câmara de Vereadores, Maria Elena Lopes (PSD), como pré-candidata a vice na chapa encabeçada pelo prefeito João Durval, que vai para a reeleição, e que foi apelidada pelo povo de chapa ‘João e Maria’. Durante o ato partidário, o líder político Getúlio Barros foi homenageado pelo seu aniversário, além de ser exibido um documentário em que Gidu aparece ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante uma conversa dizendo porquê gostaria de ser prefeito de Boa Vista do Tupim.
Gravado em 2012, as imagens mostram as promessas e ações cumpridas pelo gestor como investimento habitacional (31 casas, por meio do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’), valorização do homem do campo (mais agricultores no Garantia Safra) e universalização do sistema de abastecimento de água (todos os povoados com água tratada).
A chapa ‘João e Maria’ vai para as urnas em 2 de outubro com coligação majoritária formada pelos partidos PT, PSD, PSB, PCdoB, PSL, PEN, PHS, PTN. Essa dobradinha ainda vai contar com 12 candidatos que vão concorrer aos 11 assentos da Câmara Municipal, conforme informações, todos com grandes chances de eleição.
O favoritismo político de ‘João e Maria’ se mensura no fato do crescimento do grupo político com adesões de lideranças consideradas importantes da oposição, como do ex-vereador e ex-presidente de Câmara, o atual presidente do PHS, Erivan Rodrigues; do ex-legislador e também ex-presidente de Câmara, Misael Brito de Freitas (PSL); sem falar nos pré-candidatos a vereadores Alcimar, Quinho e Rege do Assentamento Barra Verde.
Jornal da Chapada
Fotos da convenção em Boa Vista do Tupim: