Ícone do site Jornal da Chapada

Cafés da Chapada Diamantina são destaques em maior concurso de qualidade no Brasil

café
Nas duas primeiras semanas de outubro os cafés classificados serão avaliados pelo júri nacional | FOTO: Reprodução/Rural Centro |

Com 35 lotes, a Chapada Diamantina foi a região com mais cafés aprovados na categoria Pulped Naturals, para participar do principal concurso de qualidade do país. Nas duas últimas semanas foram definidas as amostras dos cafés classificados para a Fase Nacional do Cup of Excellence – Brazil 2016, pelos profissionais de seleção da Associação Brasileira de Cafés Especiaiis (BSCA). No total foram classificados 137 lotes na categoria “Naturals” (cafés naturais, secos com casca) e 102 na “Pulped Naturals” (cerejas descascados/despolpados).

“A competição oferece visibilidade e atesta a qualidade do café baiano para todo o mundo, como aconteceu no final do ano passado com o café Rigno, do município de Piatã, um dos arrematados em leilão internacional por quase R$ 10 mil a saca. A Chapada Diamantina tem condições de clima e solo favoráveis para produção dos cafés especiais que figuram entre os melhores do mundo. Os concursos de qualidade influenciaram o aperfeiçoamento da produção ao longo dos anos, através do uso de tecnologias mais avançadas”, explicou o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim.

Nas duas primeiras semanas de outubro os cafés classificados serão avaliados pelo júri nacional do certame, com a definição dos qualificados para a Fase Internacional, quando juízes de todo o mundo vão determinar as melhores amostras de cafés especiais do Brasil e definirão os vencedores das categorias “Pulped Naturals” e “Naturals” do Cup of Excellence – Brazil 2016. As informações são da Seagri.

Leia também:
Municípios campeões em produção agrícola são do Nordeste; São Desidério no topo da lista
#Brasil: Estiagem do ano passado prejudica produção de café em diferentes regiões

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas