Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Apoio do PCdoB a partidos como DEM de Tanhaçu causa estranheza

copia
O pleito foi favorável a Dr. Jorge (DEM), que teve em sua coligação o vice Jorge Batista Gomes (PCdoB) | FOTO: Montagem do JC |

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) teve relações políticas incomuns na Bahia que causaram espanto, como o caso de Tanhaçu, na Chapada Diamantina, em que a coligação foi feita com o Democratas (DEM), rival histórico do partido desde que se chamava PFL (proveniente do ARENA), contra o Partido dos Trabalhadores (PT). O pleito foi favorável a Jorge Teixeira da Rocha (DEM), o Dr. Jorge, que também teve em sua coligação partidos opositores no cenário nacional, como o PSDB e o PMDB. No entanto, o seu vice foi Jorge Batista Gomes (PCdoB), mais conhecido como Batistão. A coligação que venceu o pleito em Tanhaçu tinha na base, DEM, PRB, SD, PMDB, PSDB, PCdoB, PP, PSB, PTB, PSC e PHS.

Em outros municípios, como em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, o apoio do PCdoB foi dado justamente ao PMDB, responsável primordial pelo impeachment de Dilma Rousseff e ascensão de Michel Temer à presidência. Sem êxito nas urnas para reeleições, dois vereadores do PCdoB não darão apoio ao candidato do PT no segundo turno e aderiram à campanha do radialista Herzem Gusmão, candidato à prefeitura de Conquista pela coligação “Uma Conquista melhor”.

Na manhã da última quinta-feira (13) Nelson Viera Santos e Joaquim Dias Libarino posaram ao lado do peemedebista. “Com a não ida de Fabrício [candidato do PCdoB à prefeitura] para o segundo turno, refleti com a família, apoiadores e base política e decidimos formalizar o apoio à candidatura de Herzem Gusmão e Irma Lemos, pois sabemos que nesse momento eles representam a verdadeira mudança que Vitória da Conquista anseia”, destacou Nelson de Vivi, como é conhecido. Jornal da Chapada com informações de Blog do Anderson.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas