Após as etapas de Itabuna, Ilhéus e da região de Jequié, o Mutirão de Cirurgias, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), chega ao município de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina, onde o atendimento será iniciado no dia 9 de novembro, com a realização das consultas pré-operatórias, que prosseguem até o dia 11, em unidade móvel a ser instalada na Praça Santa Tereza, próximo à Policlínica (em frente ao INSS).
Durante o mutirão, serão feitas cirurgias de histerectomia, hérnia umbilical, hérnia inguinal, hérnia epigástrica e vesícula. Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na secretaria de saúde do município de residência. Os pacientes devem chegar às 7h, sendo necessário apresentar identidade, cartão do SUS e exames laboratoriais atuais. Pacientes que farão cirurgia de vesícula devem estar em jejum de oito horas e as que farão procedimento de histerectomia devem levar preventivo.
A capacidade de atendimento é de 140 consultas por dia e as cirurgias serão feitas a partir do dia 14, na Santa Casa de Ruy Barbosa. As consultas estão disponíveis para moradores dos seguintes municípios: Andaraí, Boa Vista do Tupim, Bonito, Iaçu, Ibiquera, Itaberaba, Itaeté, Lajedinho, Macajuba, Marcionílio Souza, Nova Redenção, Ruy Barbosa, Utinga e Wagner. As informações são da Sesab.