• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

Prefeitos tucanos vão governar cidades que somam quase um quarto da população

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
3 novembro 2016 - 09h54
no Cidades, Curiosidades, Editorial, Menu Principal
0
Mais de 142 milhões de eleitores já podem consultar locais de votação

Requerimento pode ser entregue pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviado por via postal ao juiz da zona eleitoral em que o eleitor está inscrito | FOTO: Reprodução|

urnas
O PT foi o partido que mais perdeu espaço nas eleições municipais deste ano: elegeu apenas 247 prefeitos, enquanto que em 2012 elegeu 635 | FOTO: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom |

O resultado do processo eleitoral deste ano, encerrado no último dia 30 com a eleição em segundo dos prefeitos de 57 municípios, garantiu aos prefeitos eleitos do PSDB a responsabilidade pelo comando de cidades que concentram quase um quarto da população nacional. A partir de 1º de janeiro de 2017, os tucanos irão governar, pelos próximos quatro anos, 787 municípios que juntos somam população de 48.487.170 pessoas, quase um quarto dos cerca de 206 milhões de brasileiros. Na outra ponta, o partido que vai governar o menor número de brasileiros é o PSOL, que conquistou duas prefeituras e comandará o Executivo à frente de 14.351 pessoas.

De acordo com levantamento feito pela EBC com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 5.424 municípios que já definiram a eleição (uma vez que 144 municípios aguardam decisão judicial), o PMDB conquistou o maior número de prefeituras (1.018) e tem o compromisso de governar para uma população de 28.353.060 pessoas, cerca de 20 milhões a menos do que o PSDB que elegeu 231 prefeitos a menos que o PMDB. A explicação para isso é porque o PMDB venceu em cidades menores, enquanto que o PSDB conquistou prefeituras de cidades maiores, incluindo aí São Paulo.

Embora o PSD tenha conquistado 523 prefeituras e ficado em terceiro lugar em número de cidades, vai governar para uma população de 12.854.357. O PSB, que ficou em quinto lugar em número de prefeituras conquistadas (404), vai liderar o Executiva para uma população maior que a do PSD, ou seja, 16.130.677 pessoas. Em número de prefeituras conquistadas, o PP ficou em quarto lugar, à frente de 492 municípios. Já em relação ao número de pessoas que serão governadas por prefeitos do PP, o partido ficou em sétimo lugar. As 492 cidades onde o partido elegeu o prefeito somam 9.916.007 habitantes.

O PT foi o partido que mais perdeu espaço nas eleições municipais deste ano: elegeu apenas 247 prefeitos, enquanto que em 2012 elegeu 635. A partir de 1º de janeiro do ano que vem, o PT vai governar para uma população estimada em 5.698.484 brasileiros, menor do que a metade da população da cidade de São Paulo (12.038.175), que hoje é administrada pelo PT. O PRB, que ficou em 12º lugar em número de prefeituras conquistadas (103 municípios), irá administrar para uma população estimada em 9.714.865. A maioria das prefeituras conquistadas pelo partido é em pequenos municípios, até mesmo porque só a população da cidade do Rio de Janeiro, que será governada pelo hoje senador Marcelo Crivella, é de quase 6,5 milhões de pessoas, segundo dados do IBGE.

De acordo com o levantamento feito pela EBC, os 5.424 municípios onde a eleição já está definida serão governados por representantes de 31 partidos políticos, da seguinte forma: PMDB – 1.018 prefeitos; PSDB – 787; PSD – 523; PP -492; PSB – 404; PDT -332; PR – 292; DEM – 264; PTB – 254; PT – 247; PPS – 120; PRB -103; PV – 100; PSC – 82; PCdoB – 80; SD – 61; PROS – 50; PHS -38; PTN – 30; PSL – 30; PMN – 27; PRP – 18; PTC – 15; PEN -12; PTdoB -12; PRTB – 9; PSDC – 8; Rede – 6; PMB – 4; PPL – 4; e PSOL -2. Da Agência Brasil.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

#Salvador: Rede Alpha Fitness promove aulas gratuitas no Boa Praça

Próximo Post

Chapada: Ipac lança catálogo on-line sobre a história de Rio de Contas; confira aqui

Próximo Post
Chapada: Ipac lança catálogo on-line sobre a história de Rio de Contas; confira aqui

Chapada: Ipac lança catálogo on-line sobre a história de Rio de Contas; confira aqui

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.